O modelo está pronto para ser apresentado pela fabricante alemã durante o Salão do Automóvel de Genebra (Suíça) deste ano. Equipado com o motor de cinco cilindros mais potente do mundo em produção, o carro entrega dirigibilidade excepcional e design ainda mais agressivo.
O propulsor 2.5 TFSI produz 400 cv de potência (33 cv além do anterior) e é 26 quilos mais leve, graças ao cárter de alumínio, entre outras características. O torque máximo de 480 Nm é disponibilizado a partir de uma rotação de apenas 1.700 rpm, mantendo-se constante até 5.850 giros.
O carro consegue acelerar até os 100 km/h em 4,1 segundos. Sob demanda, a Audi pode aumentar a velocidade máxima de 250 km/h para 280 km/h. A transmissão S tronic de dupla embreagem e sete marchas e a tração integral permanente transferem a volúpia do motor para a solo.
A tração 4x4 se integra ao sistema dinâmico de direção da Audi, assim como a direção, o câmbio e a suspensão com amortecedores adaptativos. O motorista pode, assim, variar o comportamento do automóvel, escolhendo entre três modos: conforto, automático e dinâmico. A experiência ao volante é maximizada pelo uso do controle eletrônico de estabilidade com gerenciamento seletivo de torque.
Por fora, o RS 3 Sportback mostra uma esportividade sofisticada, sem exageros estéticos. A grade do radiador possui padrão colmeia e há grandes entradas de ar. Redesenhada, a lâmina no para-choque dianteiro parece deixar mais larga a frente do carro. Na traseira, um elegante spoiler divide espaço com difusores de ar e saídas de escapamento ovais.
Indicando a preferência do RS 3 Sportback pelas pistas de competição, o compacto esportivo da Audi conta com contador de voltas no quadro de instrumentos virtual. Quando a transmissão está operando de forma manual, uma escala de cores avisa o motorista do momento para a troca de marcha, como nos carros de corrida.