Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Câmara dos Deputados

- Publicada em 26 de Janeiro de 2017 às 16:59

PP e PRB anunciam apoio a Rodrigo Maia para reeleição

Depois de o PSD selar o apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara, foi a vez de PP e PRB aderirem, nesta quinta-feira, ao nome de Maia. O apoio do PP é um dos mais importantes até agora, já que a legenda tem a quarta maior bancada da Casa, com 46 deputados.
Depois de o PSD selar o apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara, foi a vez de PP e PRB aderirem, nesta quinta-feira, ao nome de Maia. O apoio do PP é um dos mais importantes até agora, já que a legenda tem a quarta maior bancada da Casa, com 46 deputados.
Presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira (PI) confirmou a adesão à candidatura do atual presidente. Nogueira esteve com Maia na semana passada, e ficou combinado que a legenda ocupará a segunda-secretaria da Mesa Diretora, hoje ocupada por Felipe Bornier (Pros-RJ). O nome do PP ainda não foi fechado, e deve haver disputa na bancada pelo cargo. André Fufuca (MA) é um dos cotados e já anunciou que é candidato ao cargo.
Já o PRB divulgou hoje uma nota de apoio a Rodrigo Maia. Assinada pelo líder da bancada, Márcio Marinho, o partido, que tem hoje a primeira-secretaria da Casa, ocupada pelo deputado Beto Mansur (SP), diz que a decisão levou em conta o bom andamento dos trabalhos na Casa nos últimos seis meses e "a pacificação do ambiente político após período difícil".
 

Deputado do PSL entra com mandado de segurança contra candidatura

Aliado do líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), o deputado Alfredo Kaefer (PSL-PR) entrou, nesta quinta-feira, com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar a candidatura à reeleição do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). 
Diante do favoritismo de Maia na eleição para a presidência da Câmara, deputados decidiram aumentar a pressão na Justiça para criar dificuldades à recondução do democrata. Além do mandado de segurança impetrado por Alfredo Kaefer, que esteve, nesta quinta-feira, com Jovair em uma reunião no Palácio do Planalto, o grupo não descarta entrar com novos recursos até o dia 2 de fevereiro, quando ocorrerá a eleição.
O grupo de Maia, no entanto, tem mostrado segurança de que o STF não vai intervir na eleição para a presidência da Casa. Interlocutores do democrata afirmam que receberam essa sinalização da própria presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. 
No mandado de segurança, o deputado federal do PSL alega que Rodrigo Maia participa ativamente de todo o processo eleitoral para a escolha da nova Mesa Diretora "justamente porque, à luz da Constituição e do próprio regimento interno da Câmara dos Deputados, não se permite a recondução ao cargo de presidente na mesma legislatura".
A candidatura de Maia já era alvo de contestação no STF em processos movidos pelo Solidariedade e pelo deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), que também concorre à presidência da Casa.