Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

- Publicada em 12 de Janeiro de 2017 às 17:47

Slides do homem-selfie

Os "slides" ou diapositivos são imagens estáticas reveladas sobre material transparente. Montados em molduras, possibilitam a projeção numa tela por meio de um equipamento específico.
Os "slides" ou diapositivos são imagens estáticas reveladas sobre material transparente. Montados em molduras, possibilitam a projeção numa tela por meio de um equipamento específico.
Os slides já tiveram participação bastante efetiva na socialização antes do advento da internet. Ainda hoje usados em explanações de cunho didático; outrora serviram como trampolim cultural à exposição de nossa privacidade permeada pelo "onde, quando, com quem" a que somos seduzidos atualmente.
O mundo on-line avançou agregando velocidade na capacidade de proporcionarmos um "furo de reportagem" sobre nossa própria vida: o que comemos, onde estamos, com quem - mesmo que seja com a tia que não víamos há 20 anos e sequer lembrávamos do nome. Mas também desbravou territórios, aumentando o alcance dessas informações na oportunidade de quem chamo "homem-selfie" garantir sua saída de um ostracismo velado e ingressar como ator ativo na onda do "navegar é preciso para me manter vivo". Como se estivesse entrando numa festa para poucos: VIPs de um universo vazio e sem respaldo perene.
Recordo-me que já presenciei sessão de slides em casa de famílias. Regada a chazinho com bolo, era possível assistir à viagem mais atual e ainda ter as explicações foto a foto do onde, quando e com quem. A mesma tríade que nos pauta nas redes sociais. Todavia, hoje não se precisa mais oferecer uma refeição ou receber as visitas em casa. É possível estar usando um pijama de bolinhas quando se acessa a internet e postar fotos com direito a filtros de correção e "felicitrômetro" ligado ao máximo. Mas a necessidade de exposição é ainda a mesma, e talvez a mesma de quando desenhávamos nas cavernas os animais que caçávamos.
No passado remoto e próximo, no tempo presente e quiçá no futuro, o ser humano evolui de forma previsível. Um ser inseguro que precisa da aceitação do grupo, e mostrar-se sempre lhe pareceu o melhor atalho.
Publicitária e escritora
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO