Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 31 de Janeiro de 2017 às 16:38

Como é feita a pesquisa

Compartilhe:
JC
JC
Criada em 1998, a pesquisa Marcas de Quem Decide, uma parceria do Jornal do Comércio com a Qualidata. Com o objetivo de reconhecer as marcas mais lembradas e preferidas de um público qualificado, foram ouvidos, para esta edição, mais de 60% de donos ou sócios de empresas dos principais municípios do RS, com participação de 0,5% ou mais no PIB gaúcho, cobrindo todas as regiões do Estado.
Criada em 1998, a pesquisa Marcas de Quem Decide, uma parceria do Jornal do Comércio com a Qualidata. Com o objetivo de reconhecer as marcas mais lembradas e preferidas de um público qualificado, foram ouvidos, para esta edição, mais de 60% de donos ou sócios de empresas dos principais municípios do RS, com participação de 0,5% ou mais no PIB gaúcho, cobrindo todas as regiões do Estado.
As entrevistas foram feitas entre outubro e dezembro de 2016, utilizando a técnica não-probabilística com amostragem estratificada. Ou seja, os entrevistados foram escolhidos por sorteio aleatório em diversas listagens e convidados a participar da pesquisa com respostas espontâneas. Foram 526 entrevistas com empresários, executivos e profissionais liberais. Por isso, o banco de dados tem hoje cerca de 40 mil registros de marcas de produtos, serviços e nomes de empresa.
Uma equipe de profissionais com dedicação exclusiva aos processos de planejamento, desenvolvimento de sistemas, pesquisa, supervisão, fiscalização, processamento, análise e administração de todo o processo é mobilizada pela Qualidata. E os resultados da pesquisa de 2017 serão divulgados durante a entrega dos certificados às empresas, primeiras colocadas em cada categorias, em um evento exclusivo, que será realizado no dia 07 de março, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael.
No dia 27 de março circula o caderno especial editado pelo Jornal do Comércio. A publicação trará gráficos completos, análises de cada setor avaliado, além de um valioso conjunto matérias especiais e textos produzidos por especialistas de diferentes áreas do marketing, comunicação e gestão de marca. Os resultados anteriores podem ser acessados no site www.qualidata.org.
DADOS TÉCNICOS
Projeto: Jornal do Comércio
Realização: Qualidata Pesquisas e Informações Estratégicas
Responsabilidade técnica: Paulo Rogério Di Vicenzi Rodrigues
Responsabilidade do projeto: Luiz Borges, diretor comercial do Jornal do Comércio
Metodologia: pesquisa conclusiva descritiva, que utiliza a técnica não-probabilística com amostragem estratificada. A Qualidata utilizou na coleta de dados o sistema CATI (entrevista telefônica assistida por computador).
Período do levantamento: Outubro a Dezembro de 2016
Evento de apresentação da pesquisa e entrega dos certificados: 07/03/2017
Circulação do Caderno Especial: 27/03/2017

Notícias relacionadas