O caderno

É no mês de março que circula o caderno do Marcas de Quem Decide (MQDQ). Encartado no Jornal do Comércio, ele apresenta os resultados completos da pesquisa, artigos de especialistas de diversas áreas, matérias especiais sobre os temas mais relevantes que envolvem o branding e a cobertura do evento onde é reconhecida as marcas líderes.
No caderno será possível notar um novo projeto gráfico, com um design mais leve, que proporcionará uma leitura mais fácil. As novidades incluem um novo formato de imagens, que a partir de agora serão arredondadas, se aproximando da logomarca do caderno. Também houve uma preocupação em facilitar a leitura dos gráficos, que nesta edição foram elaborados com menos cores e mais branco.
O material também é ricamente ilustrado com fotos da entrega dos certificados às empresas destacadas, no Hotel Plaza São Rafael, com a presença de mais de 500 convidados. Além de ser reconhecido como o mais abrangente estudo de brand awareness, o MDQD é o único projeto nessa área que revela as duas faces de tal tipo de informação: lembrança e preferência. Porque nem sempre a marca mais lembrada pode ser a preferida. Além da versão impressa, a pesquisa conta com o conteúdo em diversas plataformas.
O estudo realizado pela Qualidata, empresa parceira do JC no projeto, não se limita à descobrir apenas a posição da marca na memória do consumidor, mostrando também o desempenho no momento da compra. Este é o grande diferencial do MDQD. São descritos os resultados obtidos pelas cinco primeiras marcas em cada um dos setores avaliados e nas categorias especiais. É um verdadeiro guia para acompanhar os movimentos do mercado.


Publicado em 31/01/2017.