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Geral

- Publicada em 25 de Janeiro de 2017 às 14:19

Teste aponta aplicativo de transporte individual mais barato em Porto Alegre

Grupo de profissionais do JC comparou o atendimento e preços

Grupo de profissionais do JC comparou o atendimento e preços


JONATHAN HECKLER/JC
Patrícia Comunello
Com tantos aplicativos (Apps) para transporte individual operando em Porto Alegre e a cada dia novos chegando, como saber qual é a opção mais em conta? O Jornal Comércio decidiu fazer um teste para descobrir qual é o App com valor mais baixo. O resultado pode ser conferido no vídeo e na tabela comparando os preços de cinco aplicativos (Cabify, Easy, Sintáxi, Uber e Yet Go) e táxi comum, como referência do serviço convencional. O Cabify teve o menor valor.
Com tantos aplicativos (Apps) para transporte individual operando em Porto Alegre e a cada dia novos chegando, como saber qual é a opção mais em conta? O Jornal Comércio decidiu fazer um teste para descobrir qual é o App com valor mais baixo. O resultado pode ser conferido no vídeo e na tabela comparando os preços de cinco aplicativos (Cabify, Easy, Sintáxi, Uber e Yet Go) e táxi comum, como referência do serviço convencional. O Cabify teve o menor valor.
Jornalistas de diversas áreas da Redação foram para a rua usar os serviços. A pesquisa ocorreu em 18 de janeiro. O percurso foi o mesmo para todos: saída da rua Uruguai, ao lado do prédio do Paço Municipal, ponto central da Capital, e destino final na sede do JC, na avenida João Pessoa. A ideia: cada jornalista chamou o carro pelo celular. O táxi foi abordado no ponto existente na rua. A meta era responder à pergunta: Qual é o aplicativo de transporte mais barato em Porto Alegre?
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O time também ficou atento a detalhes como o tempo de resposta do aplicativo, a condição do carro e tratamento com o usuário. Enquanto o teste era executado, o prefeito Nelson Marchezan Júnior apareceu e deu uma declaração polêmica, além de revelar uma novidade sobre os Apps na prefeitura.  
As percepções de cada participante:
A seguir, os repórteres Melissa Renz, Bruna Suptitz, Carolina Hickmann e Roberta Fofonka, o editor Mauro Belo Schneider e o colunista Ivan Mattos descrevem como foi a experiência de cada um, desde o chamado pelo App ou a busca do veículo na rua (táxi comum). Cada um fez a descrição e as observações mais curiosas e que ajudam a fazer outras comparações, como a qualidade. Todos se identificaram como integrantes do JC e que estavam fazendo um teste sobre os aplicativos.
Melissa Renz, repórter do Site JC: App Easy
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"Solicitei um táxi pelo aplicativo da Easy, que demorou cerca de três minutos para chegar. O motorista Andre Luis Machado Lopes, taxista há 14 anos, tinha o táxi limpo. O ar-condicionado estava ligado quando entrei, em uma temperatura agradável num dia quente. Ele dirigia com tranquilidade. Usando a Easy há cerca de três anos, ele acredita que o aplicativo veio para facilitar e não tem nenhuma reclamação. Lopes acha que, apesar da concorrência com outros aplicativos ser desleal, o importante é sempre fazer o trabalho da maneira correta. A corrida foi solicitada pelo Easy Economy, com 30% de desconto, que tive de pedir. O taxista explicou que ele define se vai dar os 30%. Falei com a assessoria de imprensa da Easy, que esclareceu: o motorista entra voluntariamente no programa Easy Economy e é obrigado a dar o desconto." 
Bruna Suptitz, repórter de Política: App Sintáxi
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"Utilizei o Sintáxi pela primeira vez no dia do teste. Como não sabia como seria feita a cobrança – ao fazer o cadastro, não tem a opção de cadastrar um cartão de crédito e a escolha pela forma de pagamento é feita na hora – para não perder tempo, optei por pagar em dinheiro. Assim que confirmei a corrida, demorou cerca de dois minutos para localizar um carro, que por sua vez demorou cerca de 8 minutos para chegar. Durante o tempo de espera, o app teve uma “queda” do sinal, indicando que precisaria iniciar uma nova chamada, mas logo retornou ao processo em andamento. Nessa fase, demorou para mostrar os dados do carro (modelo, placa e prefixo) e a atualização da localização do carro. Já dentro do carro, o motorista César falou dos diferenciais que oferece aos clientes. O carro estava limpo, com televisão, som (rádio ou spotfy) e ar condicionado. Ele disse que não oferece balas ou água porque não considera essa uma maneira de atrair ou fidelizar os clientes. Acredita que a credibilidade do táxi é o maior diferencial em relação aos demais aplicativos. Minha avaliação é de que o serviço é bom, mas o aplicativo poderia ser melhor." 
Mauro Belo Schneider, editor do GeraçãoE: táxi comum
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"Peguei o táxi do modelo tradicional, no ponto. Hugo Amorim, 66 anos, foi quem me levou até o destino. Ele está no mercado há 33 anos e se nega a trabalhar com aplicativos em seu celular. Parti da rua Uruguai às 13h20min e cheguei ao Jornal do Comércio, na avenida João Pessoa, às 13h31min. O carro tinha ar-condicionado e estava em boas condições. Amorim me contou que o veículo não é seu, o que evita muitas dores de cabeça. Um amigo, também taxista, migrou para o Uber e revela estar gostando. Mas meu taxista ainda não cedeu à modernidade. E nem segue o modelo dos concorrentes: água e bala ficam fora do serviço. O que interessa mesmo para o cliente, diz, é chegar ao destino. Ele trabalha apenas durante o dia, de segunda a sábado. No domingo, prefere ficar com a esposa. Como todo bom taxista, foi papeando durante todo o trajeto e cumpriu sua função."
Carolina Hickmann, repórter de Economia: App Uber
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"Fiz três tentativas de chamar o carro. Quando deu certo, houve ainda a troca de motorista. Quem me pegou foi o Roberto, que é de Charqueadas. Ele era representante comercial e começou em janeiro no Uber. Roberto chegou com o carro com o vidro aberto. Quando entrou, ligou o ar. Pedi o trajeto do nosso plano - rua Uruguai, avenida Mauá, Perimetral, rua José do Patrocínio, rua Sebastião Leão e avenida João Pessoa (sede do JC).  Ele acabou seguindo o GPS (no fim o tempo de corrida foi parecido com o dos demais). O Roberto foi simpático, conversou bastante, comentou que o Uber tira uma fatia muito grande do valor da corrida, mas disse que está ótimo assim. No carro, tinha ar, água, revista, balinha." 
Roberta Fofonka, repórter do GeraçãoE: App Yet Go
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"Tentei o primeiro contato com o Yet Go às 13h26min, na rua Uruguai. Cerca de um minuto depois, mensagem do app indicou que não havia motoristas disponíveis no Centro de Porto Alegre. Esperei um pouco mais e fiz a segunda tentativa. Nada. O app é desenvolvido no Brasil e promete ser até 40% mais barato que o Uber. Chegou em Porto Alegre no fim de dezembro. Depois de cerca de 15 minutos, tentei chamar o carro pela terceira vez. Novamente, o mesmo resultado: nenhum motorista na área. Como os meus colegas já haviam pego todas as outras opções de transporte, fui para a calçada pegar um táxi do ponto mesmo. O atendimento do motorista Lucas Medeiros foi bom, o carro tinha ar-condicionado e estava limpinho. Ainda pedi se tinha como carregar o celular e consegui repor a carga. Deixei a tecnologia de lado desta vez para cumprir o roteiro do teste até o JC."
Ivan Mattos, colunista social: App Cabify
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"Depois de chamar o carro, o tempo de espera foi de oito minutos, explicado pelo acesso ao Centro. O deslocamento com o motorista Saulo foi tranquilo, fez o trajeto solicitado, carro muito limpo, ele foi atencioso, tirou dúvidas. O ar-condicionado estava funcionando perfeitamente, o motorista ofereceu água e balas. O Saulo disse que migrou do Uber para o Cabify porque ouviu de amigos e outros colegas que atuam com o Uber que começaram a ser assaltados porque passou a ser possível pagar em dinheiro. Alguns teriam sofrido assalto, inclusive com roubo do veículo. O Saulo disse que o movimento está mais baixo neste período, que pode ter a ver com as férias. O motorista ainda comentou que ele aguarda a chegada de mais dois aplicativos em Porto Alegre. Na hora de receber a fatura, tive ainda a grata surpresa que teria o desconto de 25% pela promoção de verão."

> Como terminou a experiência

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