O McDonald's utiliza a solução da Arquivei para melhorar organização O McDonald's utiliza a solução da Arquivei em diversos setores Foto: AFP/JC

Que grandes empresas já se associaram a startups?

Walmart, McDonald's e Disney usam serviços de pequenos empreendedores em seus processos

Uma pesquisa realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex) e pelo Brazil Ventures (organização que fomenta a criação de fundos de investimento em startups por grandes empresas), com 68 presidentes de empresas brasileiras, aponta um interesse das grandes companhias em se aproximar de novos empreendedores. De acordo com os executivos consultados, o principal motivo para investir em startups é desenvolver novos negócios (76%), acelerar o processo de inovação (69%) e busca por retorno financeiro (31%).
Um exemplo bem-sucedido ocorreu entre a Disney e a startup de robótica Sphero, para a criação do simpático BB-8. A colaboração se deu por meio do programa de aceleração da Walt Disney Co. Nele, startups selecionadas recebem tutorias de gerentes e diretores da companhia, como o CEO da Walt Disney Company, Bob Iger. Além da Sphero, a Disney também firmou parceria com outra startup, a Atom Tickets, que ajuda os visitantes do parque a comprar antecipadamente ingressos e pipoca para cinema, com função de dividir os custos com amigos.
No Brasil, também tem crescido a aposta de grandes empresas em startups que as têm ajudado a otimizar processos e diminuir custos. Veja dois casos:
Walmart + Cuponomia
Para grandes empresas do e-commerce, impulsionar as vendas e manter o consumidor engajado é sempre um desafio, principalmente em época de crise. Promoções, saldões e descontos são algumas das estratégias utilizadas para chamar atenção do público. Pensando nisso, a rede Walmart fez parceria com o Cuponomia, portal que reúne cupons de descontos da internet. Em 2016, passou a disponibilizar códigos promocionais de até 15% de desconto.
No primeiro semestre, o número de vendas do Walmart por meio do Cuponomia cresceu 21% em comparação com o semestre anterior, quando a loja ainda não oferecia os códigos promocionais para compras online.
O Cuponomia disponibiliza para os internautas cupons que podem ser utilizados em diversas lojas virtuais e serviços. Além do Walmart, o site conta com cupons para o Extra, O Boticário e GOL. A estratégia vem dando certo: nos últimos dois anos, a busca por cupons de desconto no e-commerce cresceu 130% no País.
McDonald’s + Arquivei
Empresas gigantes também têm problemas. O McDonald's que o diga. Embora manter a saúde fiscal de uma companhia seja sempre importante, nem sempre essa tarefa é fácil. No caso do McDonald's, o problema era justamente esse, manter o recebimento e gestão de documentos fiscais eletrônicos organizados. Para lidar com essa situação, a Arcos Dourados, operadora da franquia no Brasil, recorreu à Arquivei, startup que oferece plataforma de gerenciamento de notas fiscais.
Hoje, o McDonald's utiliza a solução da Arquivei em diversos setores, como financeiro, contábil, compras e manutenção.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio