Alexandre Costa, CEO  da Cacau Show Alexandre Costa, CEO da Cacau Show Foto: PEDRO BRAGA/JC

'O consumidor n�o quer mais s� o produto'

Alexandre Costa, fundador da Cacau Show, esteve em Porto Alegre no dia 18 de janeiro para a inaugura��o da maior loja da rede

O paulista Alexandre Costa, 46 anos, fundador da Cacau Show, esteve em Porto Alegre no dia 18 de janeiro para a inauguração da maior loja da rede. A operação, na rua Alberto Bins, administrada pelos gaúchos Carolina e Rogério Kechinski, ocupa 600 metros quadrados. O casal tem 19 lojas no Estado e, em maio, deve abrir mais uma, dessa vez no ParkShoppingCanoas. A história de empreendedorismo de Alexandre começou quando ele tinha 17 anos, em 1988, ainda como revendedor de chocolates. Ao receber uma encomenda de 2 mil ovos de Páscoa e perceber que a empresa que representava não daria conta da demanda, resolveu dar um jeito próprio para produzi-los. De lá para cá, tornou-se um dos empresários mais importantes do Brasil e sua grife soma mais de 2 mil lojas no País.
GeraçãoE - Qual a grande lição de empreendedorismo que fica da Cacau Show?
Alexandre Costa - São 28 anos de história. Esse negócio começou com US$ 500,00, muito pequeno, e acabamos de ultrapassar, em dezembro, a barreira de faturamento de R$ 1 bilhão na indústria e R$ 3 bilhões no negócio como um todo, contando com o varejo e nossos franqueados. Sempre digo que é a persistência. Nesse País, do jeito que anda, nós crescemos no ano que passou 14%, com um PIB negativo. É preciso acreditar, acordar cedo, saber que a gente pode ser melhor a cada dia. Há coisas que já fazemos muito bem, mas tem outras que podemos fazer melhor. Tem que ter humildade, achar que nunca chegou lá. Quando a gente fez a loja número mil e nos tornamos a maior rede de chocolates do mundo, todo mundo falou "chegaram lá". Não existe essa zona de conforto. E é isso que move essa empresa, que hoje tem 8 mil colaboradores - entre indústria e lojas. Apesar de serem funcionários dos franqueados, a gente costuma dizer que são funcionários do sistema Cacau Show.
GE - Como se diferenciar nesse ramo de chocolate?
Alexandre - Oferecendo novidades, produtos frescos, diferentes e relação de custo-benefício que seja atraente para o consumidor. Fazemos todo o processo do cacau nas nossas próprias fazendas. Essas coisas fazem com que a gente tenha conhecimento que nos diferencia em relação aos nossos concorrentes. É preciso oferecer ao consumidor não só um produto, mas uma experiência. O consumidor não quer mais só trocar dinheiro por produto. Ele quer encantamento e história.
GE - Como você enxerga o modelo de franquia?
Alexandre - É um modelo muito interessante, onde você encontra outros empreendedores. No final do dia, é uma grande sociedade. Nós entramos com o know how, produtos, uma indústria extremamente competente, equipe de marketing. Quer dizer: todo um backstage, que é como se fosse uma grande peça de teatro. O franqueado e nossos vendedores e vendedoras estão no palco, e nós estamos atrás das cortinas, fazendo com que tudo seja feito da melhor forma possível. O franqueado é muito importante porque eles colocam a luz deles nesse negócio, a vida deles.
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