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19-07-2014 - Grupo Bittencourt. Claudia Bittencourt, posa para fotos no escrit�rio do Grupo Bittencourt na Avenida Paulista em S�o Paulo. Foto: Rafael Neddermeyer/ Criadores de Imagens Foto: JONATHAN HECKLER/Rafael Neddermeyer/Divulga��o/JC

Claudia Bittencourt

fundadora e diretora do Grupo Bittencourt

A for�a da estrutura organizacional na sustenta��o das redes de franquia

Estrutura organizacional, processos bem definidos e pessoas com competências alinhadas com os objetivos de resultado e com o propósito da marca são fatores determinantes para a alta performance nas redes de franquias.
Uma empresa, para gerar os resultados, crescer e se sustentar no mercado ao longo dos anos, precisa ser bem administrada. E uma boa administração é fruto de profissionais qualificados, que trabalham em um ambiente adequado, com recursos necessários, como sistemas, processos, ferramentas e todos devidamente alocados em uma estrutura organizacional claramente bem definida e formalizada.
Uma empresa que vai atuar no franchising deve começar estruturada, com seus processos, sistemas e ferramentas definidos, além das pessoas devidamente capacitadas nas atividades inerentes a cada cargo.
A estas empresas não é permitido aprender com os erros. Achar que pode ir arrumando a casa ao longo do tempo é um grande equívoco e risco para a marca.
A gestão eficaz de uma rede de franquias deve estar fundamentada em diretrizes bem definidas com base em critérios técnicos e condizentes para a obtenção dos resultados projetados.
Isto vai depender fundamentalmente de três pilares: estrutura organizacional, pessoas, processos e tecnologia. O peso destes aspectos é muito maior no franchising face as implicações com os empreendedores que investirão na marca.
Tudo se constrói a partir de uma base e é sobre isso que pretendo alertar as redes de franquias. Como o próprio conceito da palavra define: estrutura é a base, a sustentação, é edificação, é aquilo que sustenta alguma coisa, é ainda disposição e organização dos elementos essenciais que compõem um todo, quer material (de um edifício, do corpo humano, de uma organização), quer, por analogia, de uma realidade imaterial.
É a forma como as áreas de resultados e as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.
Na falta dessa definição a transferência de know how aos franqueados pode ficar comprometida e com isso comprometer também os resultados e a sustentação do negócio.
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