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Eduardo Shinyashiki � mestre em neuropsicologia e especialista em desenvolvimento das compet�ncias de lideran�a organizacional, educacional e pessoal Foto: ARQUIVO PESSOAL/JC

Eduardo Shinyashiki

mestre em neuropsicologia e especialista em desenvolvimento das compet�ncias de lideran�a organizacional

Em 2017, voc� ir� liderar ou educar?

Dentro de uma organização, o que é mais importante: liderar ou educar? Provavelmente, você já se deparou com essas duas ações isoladamente. Entretanto, a união delas pode trazer resultados e transformações incríveis para empresas dos mais variados segmentos. 
Já muito se sabe sobre o papel do líder, aquele indivíduo que precisa mobilizar pessoas na busca de resultados constantes e cada vez maiores. Abraham Lincoln deu uma definição muito sábia para esse papel: "A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns".
Atualmente, as organizações buscam mais do que alguém que saiba exercer a "Liderança Situacional", importante modelo de Hersey e Ken Blanchard, no qual o líder se adapta ao perfil de cada profissional. O estilo mais procurado pelas empresas é a liderança educadora, um "plus" da liderança situacional que tem por essência acreditar no potencial da equipe e preparar um ambiente corporativo que estimule a aprendizagem, o desenvolvimento e a adaptação às mudanças. 
O líder educador não só ensina, mas também aprende com os liderados. Ele não apenas delega, realiza juntamente à equipe em busca dos melhores resultados. Isto é, não se coloca em uma posição de superioridade que o limita de participar da execução de tarefas, conquista o respeito da equipe com as lições diárias de ética, companheirismo, paciência e educação.
A liderança educadora verifica constantemente se as pessoas estão motivadas para o desenvolvimento e entrega de resultados no trabalho. Ela consiste em dar apoio e desenvolver as pessoas em suas atividades, fornecendo suporte e orientação, além de motivar para novos desafios, objetivos e situações, como o aprendizado de novas competências e tarefas e auxílio nos problemas de relacionamento no trabalho ou desempenho.
Os líderes educadores têm forte empatia pelas pessoas e se interessam pelo trabalho de sua equipe. Investir na capacidade dos liderados significa investir nas organizações, e é por isso que devemos sempre construir novos paradigmas de liderança.
Existem algumas atividades que estão relacionadas ao dia a dia do líder educador, como integração, desenvolvimento da comunicação, gestão do tempo e o desenvolvimento do potencial profissional de sua equipe. Já no contexto pessoal, essa liderança tem algumas características peculiares, como postura reflexiva, capacidade de observação, inovação e facilidade em aprender com os outros e com suas próprias experiências.
O líder que possui a essência educativa gerencia sua equipe por meio do diálogo. Ele define sua gestão como um espaço de aprendizagem para o desenvolvimento de novas competências e estimula o compromisso com a equipe e demais pessoas, criando um melhor ambiente de trabalho e possibilitando mais qualidade e inovação.
Esse tipo de liderança utiliza o diálogo, descobre e estimula novos talentos, desenvolve a atenção e o foco, estimula a autoconfiança, tem flexibilidade, cria um ambiente de trabalho em que a alegria, o reconhecimento e o bem-estar estão sempre presentes. Independentemente do contexto em que o líder educador esteja inserido, ele é a pessoa-chave para a integração e o desenvolvimento dos recursos humanos.
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