O Brasil conquistou, no sábado, o seu primeiro título na história do tradicional Rally Dakar. A façanha inédita foi garantida por Leandro Torres (piloto) e Lourival Roldan (navegador), na categoria UVT, que fez sua estreia justamente em 2017. Até então, os representantes da modalidade (veículo utilitário multitarefas, que fica entre o carro e o quadriciclo), competiam junto com os carros padrões.
A vitória veio após a dupla ficar em segundo no último dia de provas da competição, até Buenos Aires. Maganov Ravll e Kirill Shubin, da Rússia, venceram a etapa.
"É fantástico. É um sonho realizado. No ano passado, nós disputamos o Dakar para entender o grau de dificuldade. Neste ano, estudamos e planejamos tudo para colocar um pouco mais de agressividade. O mesmo time, o mesmo carro. Somos os primeiros vencedores da UTV", declarou Torres, emocionado. O melhor resultado do País no Dakar até então havia sido o vice-campeonato de André Azevedo nos caminhões, em 2003.
"Um cara de 45 anos de idade (Leandro Torres) e outro com quase 60 vencerem uma prova tão difícil como essa é um legado que fica para todo mundo. Tem de tentar, tem de fazer esforço. O brasileiro é um povo diferente. E, se tentar, consegue. O sonho começou quando o UTV se tornou uma categoria. Deu certo, formamos uma dupla maravilhosa e realizamos o nosso sonho", destacou Roldan.
O Rally Dakar se encerrou depois de duas semanas cruzando cidades, áreas desérticas e terrenos acidentados entre o Paraguai, a Bolívia e a Argentina. A competição, mais uma vez, foi marcada por muitas chuvas, deslizamentos de terra, altitude e mudanças drásticas de temperatura, em um trajeto de mais de 8 mil quilômetros.
Nos carros, junto com o navegador Jean-paul Cottret, o francês Stéphane Peterhansel garantiu o heptacampeonato ao superar o compatriota Sébastien Loeb, dono de nove títulos do Mundial de Rali. Assim, Peterhansel chegou a sua 13ª conquista no Dakar - ele soma outras seis nas motos, categoria que, em 2017, foi vencida pelo britânico Sam Sunderland. Nos quadriciclos, o ganhador foi o russo Sergey Karyakin.