Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 13 de Janeiro de 2017 às 18:22

Solução reduz fraudes em documentos eletrônicos

Araújo revela que o segmento de seguros é um dos maiores usuários da plataforma criada pela empresa

Araújo revela que o segmento de seguros é um dos maiores usuários da plataforma criada pela empresa


EBOX DIGITAL/DIVULGAÇÃO/JC
Patricia Knebel
As áreas de vendas de empresas de diversos segmentos agora podem contar com uma solução de geração de documentos eletrônicos que incorpora diversas tecnologias para garantir a legitimidade de todo processo.
As áreas de vendas de empresas de diversos segmentos agora podem contar com uma solução de geração de documentos eletrônicos que incorpora diversas tecnologias para garantir a legitimidade de todo processo.
A plataforma eBox Mobile, lançada recentemente pela eBox Digital, traz funcionalidades como certificação digital, selfie de segurança para inserir a imagem de quem está assinando, geolocalização que certifica se a pessoa está no local informado e carimbo de tempo, que serve como evidência de que uma operação foi criada no horário a e data informado. São ferramentas que minimizam o risco de fraude ou manipulação de documentos.
"Um dos grandes diferenciais do nosso sistema é a possibilidade de acompanhar toda a trilha de auditoria em que ocorreu a operação, como região, horário, selfies realizados e carimbos", relata o fundador e diretor comercial da eBox Digital, Marcelo Araújo. Segundo ele, existem outros softwares de captura no mercado, mas não um que disponibilize todo esse suporte das transações realizadas.
O segmento de seguros é um dos que mais têm utilizado o aplicativo, e um bom exemplo de como esse sistema pode agilizar e aumentar o controle dos processos de vendas. As vendedores precisam apenas baixar o aplicativo no seu tablet ou smartphone e, a partir disso, passam a utilizar uma versão de template previamente configurada para cada perfil de empresa.
No formulário padrão de um player do segmento de seguros, por exemplo, vai constar uma área de captura de documentos, como CPF, RG e comprovante de endereço, e as etapas em que isso vai ocorrer, como assinatura do contrato, cadastramento, captura de selfie e assinatura.
Com esse sistema customizado, o vendedor inicia e finaliza a venda diante do cliente final. Os dados pessoais são preenchidos, o comprador faz a sua assinatura digital, e o sistema gera um formulário eletrônico. Todas as informações dos seguros que estão sendo vendidos em todo Brasil são enviados para um repositório - outro software da eBox Digital -, e os gestores passam a conseguir acompanhar em tempo real as informações. Um mapa de calor ajuda a mostrar onde estão acontecendo as principais vendas e alterações.
Outro ponto importante é que o aplicativo também roda off-line, o que elimina o risco de um vendedor não conseguir concluir a operação pela falta de sinal. "Essa solução elimina o trâmite de papéis, pois tudo é gerado eletronicamente, e aumenta consideravelmente a agilidade das transações. E a área de backoffice ainda consegue ter acesso a essas informações em tempo real", destaca Araújo.
Se a empresa quiser a customização do template, deve pagar um valor inicial de cerca de R$ 15 mil. Depois, a contratação do serviço é feito por transação realizada.
A eBox Digital está há dois anos no mercado. É administrada por dois fundos e possui cinco sócios, cada um com especialização em uma área: comercial; produção e logística; tecnologia; projeto e produtos; e administrativo e financeiro. Todos foram executivos de outras companhias e agora têm planos de duplicar o faturamento e aumentar o número de clientes da eBox Digital em 2017. A expectativa é chegar a 600 mil transações mês só nos serviços mobile.
Outra meta, mas não imediata, é desenvolver uma versão do sistema para iOS - 80% do mercado corporativo com potencial de uso dessa solução utiliza aparelhos Android, por isso o foco agora é essa plataforma. Além da gestão de documentos digitais com softwares que interagem com o cliente e o novo aplicativo eBox Mobile, a marca ainda conta com galpão de 2.500 m² projetado para terceirizar o armazenamento de documentos físicos, equipado com a tecnologia Radio-Frequency Identification (RFID).
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO