Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 11 de Janeiro de 2017 às 17:56

Demanda aérea global cresce 7,6% em novembro ante mesmo mês de 2015

SAN FRANCISCO, CA - JUNE 10: A UNITED AIRLINES PLANE SITS ON THE TARMAC AT SAN FRANCISCO INTERNATIONAL AIRPORT ON JUNE 10, 2015 IN SAN FRANCISCO, CALIFORNIA. THE ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY IS TAKING THE FIRST STEPS TO START THE PROCESS OF REGULATING GREENHOUSE GAS EMISSIONS FROM AIRPLANE EXHAUST.   JUSTIN SULLIVAN/GETTY IMAGES/AFP

== FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==

SAN FRANCISCO, CA - JUNE 10: A UNITED AIRLINES PLANE SITS ON THE TARMAC AT SAN FRANCISCO INTERNATIONAL AIRPORT ON JUNE 10, 2015 IN SAN FRANCISCO, CALIFORNIA. THE ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY IS TAKING THE FIRST STEPS TO START THE PROCESS OF REGULATING GREENHOUSE GAS EMISSIONS FROM AIRPLANE EXHAUST. JUSTIN SULLIVAN/GETTY IMAGES/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==


JUSTIN SULLIVAN/AFP/JC
A demanda global por viagens aéreas cresceu 7,6% em novembro de 2016 na comparação com o mesmo mês de 2015, informou ontem a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). Segundo a entidade, o resultado de novembro marca o maior crescimento na demanda nos últimos nove meses.
A demanda global por viagens aéreas cresceu 7,6% em novembro de 2016 na comparação com o mesmo mês de 2015, informou ontem a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). Segundo a entidade, o resultado de novembro marca o maior crescimento na demanda nos últimos nove meses.
"A demanda mais forte por viagens aéreas reflete uma recuperação no ciclo econômico global", diz, em nota, o diretor-geral e presidente da Iata, Alexandre de Juniac. "Conforme o estímulo gerado pelos menores preços de petróleo fica para trás, a força do atual ciclo econômico ganha papel central no ritmo de crescimento da demanda em 2017."
Já a oferta global por viagens aéreas avançou 6,5% em novembro na comparação com o mesmo período de 2015. Assim, como a demanda cresceu em ritmo mais elevado do que a oferta, a taxa de ocupação das aeronaves melhorou e atingiu 78,9% em novembro, uma alta de 0,8 ponto percentual (p.p.) na base anual.
Separando por regiões, a Iata destaca que o maior aumento na taxa de ocupação global em novembro ocorreu na América Latina. O índice chegou a 81,8%, um crescimento de 2,9 p.p. na base anual, com a demanda avançando 4,8%, e a oferta expandindo 1,1%.
No segmento doméstico global, a entidade informa que a demanda avançou 7,1% em novembro, enquanto a oferta cresceu 6,1% na base anual. Desta maneira, a taxa de ocupação doméstica global em novembro passado aumentou 0,8 p.p., para 82,2%.
A Iata destaca, no entanto, que os resultados regionais do segmento doméstico continuam variando bastante entre si. Índia, Rússia e China mostraram um crescimento forte na demanda, de 22,3%, 15,5% e 14,9%, respectivamente, enquanto o Brasil e o Japão registraram quedas na demanda doméstica em novembro, respectivamente de 1,6% e 0,5%.
Em relação ao mercado brasileiro, os dados da Iata mostram que a oferta doméstica em novembro teve uma queda mais forte, de 5,2% na base anual, levando a taxa de ocupação doméstica a aumentar 2,9 p.p., para 80,9%.
No segmento internacional, a demanda global aumentou 8% em novembro na base anual, com a oferta crescendo 6,8% - com isso, a taxa de ocupação aumentou 0,9 p.p., para 77,1%. A Iata destaca que todas as regiões do mundo (Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio, América do Norte, América Latina e África) registraram aumento na demanda internacional no mês.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO