Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 08 de janeiro de 2017. Atualizado às 21h26.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Affonso Ritter

Observador

Notícia da edição impressa de 09/01/2017. Alterada em 08/01 às 21h26min

Câmeras inteligentes no Barra

O BarraShoppingSul de Porto Alegre vem aperfeiçoando seu sistema de monitoramento via câmeras inteligentes, da marca sueca Axis Communications, que servem hoje até para prevenir atos de vandalismo, e geram com isso um ambiente seguro e familiar. Mas elas não se restringem à videovigilância. Servem também de apoio às estratégias de marketing, na medida em que fazem a contagem de pessoas para relatórios de fluxo de clientes conforme o horário, dia da semana ou as áreas concentradoras, e até mesmo análises comparativas, o que permite aos responsáveis extraírem dados para embasar decisões, por exemplo, sobre a disposição de serviços.
Fechando presídios
Enquanto o Brasil precisaria quase dobrar a capacidade de seus presídios, a Holanda acaba de fechar 19 por falta de ocupantes. Detalhe: para infrações leves, ela implantou o sistema de monitoramento eletrônico, em substituição às penas nas prisões, viabilizando que as pessoas continuem trabalhando e produzindo para o país.
Seguro automotivo
Incrível a diferença de preços do seguro automotivo no Brasil. A Bidu Corretora fez uma pesquisa em seis capitais, usando para cotação o perfil de um homem, 35 anos, casado e sem filhos. Como exemplo, Chevrolet Onix. O mais caro é São Paulo, R$ 3.097,58; o mais barato, Rio, por R$ 1.662,66.
Livro sobre Jango
É na noite de amanhã o lançamento com autógrafos, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country, de Porto Alegre, do livro Jango e eu, escrito por João Vicente Goulart. É a história do exílio dos Goulart, vista de dentro, pelo seu filho mais velho, um inventário afetivo em que mistura fatos históricos e registros pessoais. Ele tinha sete anos quando acompanhou a família na viagem ao Uruguai.
Aeroporto pontual
Parece inacreditável, mas um aeroporto brasileiro, o Cumbica, em Guarulhos, São Paulo, é o 2º mais pontual do mundo no ranking dos 10 primeiros, que movimentam mais de 20 milhões de passageiros por ano, com 85,28% das partidas. Ele só é superado pelo aeroporto de Haneda, no Japão, com 87,49%.
A semana antenada de arquitetura
O Club# Arquitetura do Dia, plataforma de ensino focada em soluções de arquitetura, idealizado pela arquiteta Renata Pocztaruk, da ArqExpress, promoverá, a partir de hoje, a Semana Antenada, reunindo mais de 40 pessoas de todo o Brasil que se inscreveram na plataforma para receber dicas e orientações sobre obras, envolvendo temas como iluminação, reformas e cronograma de trabalho. Ela terá também por objetivo promover o desenvolvimento criativo e de gestão. A ideia é fazer uma semana lúdica, envolvendo atividades como massagem e esmaltação, ligadas a temas como acabamento e iluminação. Os encontros serão na Mostra ArqExpress no Viva Open Mal de Porto Alegre.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia