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Colunas#Intervalo - Vieira da Cunha

- Publicada em 29 de Janeiro de 2017 às 22:26

Como se consome a mídia

Trabalho realizado ao longo do ano passado e revelado agora no começo deste mostra tendências de consumo de mídia

Trabalho realizado ao longo do ano passado e revelado agora no começo deste mostra tendências de consumo de mídia


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
Um bom termômetro do que está acontecendo com o negócio da Comunicação no País é levantado pela Pesquisa Brasileira de Mídia (PBM), realizado anualmente a pedido da Secom do governo federal. O trabalho realizado ao longo do ano passado e revelado agora no começo deste mostra tendências de consumo de mídia. Como esta: no período, cresceu de 10% para 30% a fatia de leitores que prioriza as versões digitais de jornais, seja por meio de computadores, tablets ou smartphones. Isto repercutiu no hábito de ler notícias, já que hoje 66% preferem as edições em papel, enquanto em 2015 eram 79%
Um bom termômetro do que está acontecendo com o negócio da Comunicação no País é levantado pela Pesquisa Brasileira de Mídia (PBM), realizado anualmente a pedido da Secom do governo federal. O trabalho realizado ao longo do ano passado e revelado agora no começo deste mostra tendências de consumo de mídia. Como esta: no período, cresceu de 10% para 30% a fatia de leitores que prioriza as versões digitais de jornais, seja por meio de computadores, tablets ou smartphones. Isto repercutiu no hábito de ler notícias, já que hoje 66% preferem as edições em papel, enquanto em 2015 eram 79%
A PBM mostrou que 67% dos brasileiros não leem notícias em qualquer plataforma, seja impressa ou digital, frente a 76% em 2015. Apenas 8% disseram ler as publicações todos os dias, um ponto percentual a mais do que no ano anterior. Um dado importante é o que mostra que embora 49% dos entrevistados tenham a internet como um dos dois principais meios pelos quais procuram informações, sites, blogs e redes sociais são tidos como pouco confiáveis pela população. Jornais, TVs e rádios lideram no quesito, como se pode ver na tabela. 

Criativos operantes

O ano mal começou e os conselheiros do Clube de Criação já fizeram sua primeira reunião para definir as ações para 2017. Entre os planejamentos estão o calendário de atividades do ano com workshops, curso direcionado a estudantes da área e encontros mensais. Outra novidade é a Confraria do Clube, que realizará encontros sempre na primeira sexta-feira de cada mês, em almoços que visam a aproximar os criativos que atuam diretamente com o grupo. Estes conselheiros - Alessandro Carlucci, Beto Schmidt, Cado Bottega, Dreyson Queiroz e William Mallet - também estão em tratativas para participar com uma atividade prática do Festival Mundial de Publicidade, que acontecerá em Gramado, em junho.

Tendências do digital

A primeira atividade da Plin Digital do ano consistiu em um encontro realizado na semana passada, quando os publicitários Douglas Telo e Mariana Petek apresentaram as tendências em Marketing Digital para 2017 junto com um panorama sobre como o público se comportou em 2016 com relação ao tema. A apresentação incluiu uma pesquisa sobre o comportamento dos usuários que registrou um crescimento constante de 2015 para 2016 quanto ao uso das plataformas digitais. "Esse aumento atingiu todos os setores", afirmou Telo. O levantamento também mostrou que, no ano passado, o investimento publicitário no meio online foi de 31%. "Estima-se que, em 2017, este número seja de 50%", projetou Mariana.

Ajuda sindical

A Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) lança, esta próxima semana, campanha para incentivar as agências optantes pelo Simples Nacional - regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - a aderirem à Contribuição Sindical Patronal. A ação, desenvolvida pela Agência 3, do Rio de Janeiro, inclui anúncios em mídia impressa, peças de e-mail marketing e redes sociais.

PARCEIROS

MAVEN INVENTING Solutions, empresa fornecedora de plataforma digital para impressos, conquistou a conta do jornal A Tarde, de Salvador, na Bahia. A organização é responsável pelo fornecimento de tecnologia na publicação de conteúdos. Através dela, o jornal disponibiliza aos seus leitores aplicativo compatível com os sistemas operacionais Android e iOS.

Perfil

O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é da publicitária Cristiane Mafacioli

O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é da publicitária Cristiane Mafacioli


DIVULGAÇÃO/JC
 

AGÊNCIAS

Moove assina a nova campanha de prevenção no trânsito

Moove assina a nova campanha de prevenção no trânsito


DIVULGAÇÃO/JC
Moove assina a nova campanha de prevenção no trânsito que reforça a necessidade de os motoristas aderirem a condutas prudentes ao volante. Desenvolvida para órgãos oficiais como Detran e EGR, ação envolveu filme que, postado na internet, atingiu
245 mil visualizações em uma semana.
Bistrô organizou a ação de divulgação da exposição interativa "Crianças No Espaço", para o Canoas Shopping. Tem anúncios em jornais e redes sociais, spot, e-mail marketing e mídia indoor.
Mercatus Comunicação, de Gramado, criou a campanha Verão em Canela. Quarenta empresas já aderiram à ação que visa a reduzir a sazonalidade no período de 13 de janeiro a 31 de março na cidade da serra gaúcha.

Gente

Max Alexandre Rathke é o novo supervisor executivo do Sinapro-RS

Max Alexandre Rathke é o novo supervisor executivo do Sinapro-RS


DIVULGAÇÃO/JC
O publicitário Max Alexandre Rathke é o novo supervisor executivo do Sinapro-RS, cargo em que dará continuidade ao trabalho realizado por Jair Meneghetti, que, agora, atua como consultor na entidade. Abraça o desafio de aproximar mais a entidade do mercado publicitário. "Vamos focar na gestão do negócio da propaganda para enfrentar as grandes transformações do nosso setor e valorizar quem se dedica a reinventar modelos", disse Rathke ao portal Coletiva.net. Rathke soma 22 anos como executivo de Atendimento e, nos últimos sete anos, foi sócio da agência Branco e da WBR Comunicação Digital, além de dar aulas na ESPM.
Os publicitários Claudia Schneider e Everson Klein passaram a integrar a diretoria da 3yz. Claudia assumiu como diretora de Atendimento em São Paulo e Klein entrou para a diretoria de Planejamento e Conteúdo na sede em Porto Alegre. Com as contratações, a diretoria da agência, agora, é composta por sete profissionais. Além dos sócios-diretores Beto Sirotsky e Nicolas Motta, lá estão Marcela Cheuiche, diretora de Atendimento, Eduardo Menezes, diretor de Criação, e Simone Gasperin, diretora de Mídia.