Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Intervalo - Vieira da Cunha

- Publicada em 19 de Janeiro de 2017 às 16:43

Jantar à la smartphone

Elis aponta a desconexão do mundo real

Elis aponta a desconexão do mundo real


COLETIVA.NET/DIVULGAÇÃO/JC
Ao realizar diversificadas pesquisas para diferentes clientes, a cientista política Elis Radmann tem uma leitura abrangente sobre questões comportamentais dos gaúchos. Uma recente conclusão apresentada por ela envolve o acesso a redes sociais, mostrando que mais de 60% dos gaúchos estão integrados a este sistema virtual, que se tornou "uma forma moderna de relacionamento social", "o local onde todo mundo está". Na percepção dos jovens, registra a diretora do IPO, estar nas redes sociais é tão necessário quanto as suas necessidades fisiológicas básicas, enquanto um povo mais adulto vê nesta tecnologia uma forma de manter o contato com amigos e família e de se informar sobre os acontecimentos do País.
Ao realizar diversificadas pesquisas para diferentes clientes, a cientista política Elis Radmann tem uma leitura abrangente sobre questões comportamentais dos gaúchos. Uma recente conclusão apresentada por ela envolve o acesso a redes sociais, mostrando que mais de 60% dos gaúchos estão integrados a este sistema virtual, que se tornou "uma forma moderna de relacionamento social", "o local onde todo mundo está". Na percepção dos jovens, registra a diretora do IPO, estar nas redes sociais é tão necessário quanto as suas necessidades fisiológicas básicas, enquanto um povo mais adulto vê nesta tecnologia uma forma de manter o contato com amigos e família e de se informar sobre os acontecimentos do País.
Neste cenário, o smartphone se torna mais do que um instrumento de comunicação. É um "companheiro de entretenimento e de interação social", em que o usuário "se desconecta" do mundo real e se conecta em um "mundo virtual". Por isso, conclui Elis, não é de se estranhar quando se vê um casal de namorados jantando em um restaurante, tendo cada um deles sua atenção voltada ao dispositivo móvel que os desconecta do jantar a dois.

O que vem por aí

Logo logo, Siri, Google Assistant, Alexa e Cortana não vão mais responder nossas perguntas - elas vão antecipar nossas necessidades, o que possibilitará ao profissional do marketing tirar o máximo que puder de nossos dados em tempo real para construir capacidades mais inteligentes. A leitura deste futuro bem próximo é de Daniel Junowicz, diretor para a América Latina da AppsFlyer, líder mundial em métricas em tempo real de resultados de publicidade móvel. Antes que possamos perceber, diz Junowicz, os especialistas vão antecipar as necessidades dos usuários - através de bots, chat apps, assistentes virtuais, e muito mais. "Estamos a poucos anos de fazer o impossível", segundo ele.

Mais para o mercado

A All Press é a nova agência de Comunicação da Brasil Kirin na Região Sul. A empresa dos jornalistas Rogério Kiefer e Déborah Almada passou a administrar as atividades em parceria com a FSB Comunicações, que atende às demandas da marca em nível nacional. A conta regional contará com a supervisão de Déborah, que coordena as ações de relacionamento ao lado da também jornalista Gabriela Damaceno. "Estamos num momento de maturidade no mercado da Comunicação", disse Déborah ao Coletiva.net, referindo-se ao fato de a empresa ter criado, no ano passado, um núcleo de inovação e apostado na melhoria constante do trabalho.

Gente

O executivo Pedro Valério, ex-Amcham Porto Alegre e canal Octo, passou a integrar a equipe da Opus Promoções, respondendo pelos setores de Marketing e Comunicação. Formado em Administração de Empresas pela Ufrgs, também possui especialização em Gestão Empresarial. Pedro Valério assumiu no lugar do publicitário Eduardo Cheffe, que atuava como gerente Corporativo de Comunicação e Marketing e deixou a empresa no começo do ano.

Parceiros

  • EMPRESAS HMÍDIA, de mídia exterior, Kdoze Print, de impressão digital, e Toyz Propaganda se uniram em uma campanha de conscientização no trânsito. Front lights e outdoors espalhados pelas rodovias do Rio Grande do Sul trazem o conceito "Cada veículo carrega uma linda história", alertando os motoristas que em outros veículos também existem famílias e amigos. O objetivo da ação é diminuir os acidentes através da compreensão dos motoristas, explicou a diretora de marketing da Hmídia, Mariana Saraiva.
  • Pelo segundo ano consecutivo, a AlfaBeta Comunicação assinou a produção dos vídeos do projeto Destaques Esportivos do Grêmio Náutico União, que homenageia atletas por seus desempenhos ao longo do ano. Com sede em Porto Alegre e há seis anos no mercado, a AlfaBeta iniciou na produção audiovisual em 2015 e já conta com mais de 100 vídeos produzidos para clientes como Auxiliadora Predial, Grupo Casa DiPaolo e Escolas e Faculdades QI.

Agências

SPR criou a campanha para a Associação Latino-Americana de Publicidade (Alap)

SPR criou a campanha para a Associação Latino-Americana de Publicidade (Alap)


ALAP/DIVULGAÇÃO/JC
  • Dez conquistou a conta integrada da Água da Pedra. Com isso, a agência passa a responder por dois produtos da Fruki, pois já atende ao Fruki Guaraná desde novembro de 2015.
  • Escala utilizou drones em trabalho para seu cliente Pompéia, a fim de registrar momentos de descontração à beira mar. O projeto Aeroselfie, executado em Tramandaí e Atlântida, preparou um espaço na areia para as pessoas tirarem fotos e compartilhá-las nas redes sociais e na página da marca.
  • Provocar os empresários a se olharem no espelho, visualizarem o horizonte com otimismo e serem protagonistas das mudanças e de novas atitudes foi a proposta desenvolvida pela SPR ao criar campanha para a Associação Latino-Americana de Publicidade (Alap). Os anúncios circulam em revistas e jornais do Brasil e da América Latina, com textos em inglês e espanhol.

Tá ligado

A especialista em Marketing Digital Martha Gabriel ministrará, em 23 e 24 de março, mais uma edição do programa de extensão da ADVB. Na qualificação, ensinará estratégias da área para Gestão de Negócios no ambiente digital. O curso tem como propósito instruir os participantes a desenvolverem ações e se atualizarem a respeito das tecnologias que podem servir como ferramenta em suas ações. Mais informações e inscrições estão no site da entidade.

Perfil

O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é da jornalista Cris Silva

O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é da jornalista Cris Silva


COLETIVA.NET/DIVULGAÇÃO/JC
 

By the way...

Dom Irno não tem dúvidas: enquanto jornais continuam produzindo notícias, a internet é especialista em factoides.