Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 19 de janeiro de 2017. Atualizado �s 22h13.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 20/01/2017. Alterada em 19/01 �s 21h08min

Reorganiza��o sul-americana

A General Motors está reorganizando sua estrutura na América do Sul com a criação de três unidades de negócios com efeitos imediatos. As operações da Argentina e do Brasil passam a pertencer à GM Mercosul, sob a liderança de Carlos Zarlenga, atualmente presidente da subsidiária brasileira. As da Colômbia, Equador e Venezuela serão integradas à GM Andina. E as atividades na Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai serão consolidadas como GM Central. Todas continuarão a fazer parte da estrutura da GM América do Sul, reportando a Barry Engle, presidente desse braço da companhia.
Exportações e consórcio
As exportações da MAN Latin America cresceram 15% em 2016 na comparação com o ano anterior, refletindo o avanço da montadora em diversos países e a retomada de negócios em alguns mercados externos. No ano passado, foram vendidos cerca de 6.500 caminhões e ônibus ao exterior, enquanto, em 2015, esse volume ficou em 5.600 unidades. A empresa também registrou, no ano passado, a venda de 2.178 cotas de consórcio, número que significou um crescimento de 110% em relação a 2015.
Energia do hidrogênio
A Toyota Motor Corporation e a Masdar, companhia nacional de energia de Abu Dhabi, fecharam recentemente acordo colaborativo para formatação de um programa de pesquisa em prol da exploração do uso potencial de energia proveniente de hidrogênio nos Emirados Árabes Unidos. A principal premissa é incentivar a cultura de sociedade sustentável e com baixa emissão de carbono.
Balanço final
O ano de 2016 encerrou com 4.654.014 veículos financiados no Brasil, entre autos leves, motos e pesados. O resultado expressa queda de 12,4% na comparação com 2015. No Rio Grande do Sul, o balanço apontou para 281.591 unidades novas e usadas financiadas em 2016, 13,6% a menos do que no ano de 2015. O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip.
Quadro de executivos
A Foton Caminhões promove uma reestruturação no seu quadro de executivos. Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente do conselho da empresa, assume a posição de CEO da organização. Bernardo Hamacek, que ocupou o cargo durante os três últimos anos, após concluir a tarefa de iniciar a produção dos veículos da marca no Brasil, parte para novos desafios profissionais.
Automação no porto
A Scania executará a primeira operação de comboio de caminhões totalmente autônomos. Os veículos trafegarão em estradas públicas transportando contêineres entre terminais portuários de Singapura. O objetivo é automatizar completamente os processos de transporte entre carga e descarga. O projeto tem a coordenação do Ministério dos Transportes e da Autoridade do Porto de Singapura, e também conta com a participação da Toyota.
Referência em Porsche
A Stuttgart Veículos, maior rede de concessionárias Porsche no Brasil, completa 20 anos de existência. A empresa encerrou 2016 com uma expansão de 26% nas vendas em relação a 2015, contabilizando 790 veículos comercializados. Contribuiu para o resultado a abertura de três novas revendas, em Recife (PE), Campinas (SP) e Florianópolis (SC), que se juntaram às já existentes em São Paulo (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia