Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 19 de Janeiro de 2017 às 22:10

De invisível...

Salto do Yucumã no Parque Estadual do Turvo poderá ser melhor visto de dia

Salto do Yucumã no Parque Estadual do Turvo poderá ser melhor visto de dia


GABINETE DEPUTADO EDUARDO LOUREIRO/DIVULGAÇÃO/JC
Até agora, só se podia admirar todo o esplendor do Salto do Yucumã depois do expediente, à noite, porque de dia a atração turística ficava submersa. Quando a represa da Usina de Foz de Chapecó, no Rio Uruguai, libera água de geração de energia, o nível aumenta e encobre o Salto. Mas tudo muda a partir desta segunda-feira.
Até agora, só se podia admirar todo o esplendor do Salto do Yucumã depois do expediente, à noite, porque de dia a atração turística ficava submersa. Quando a represa da Usina de Foz de Chapecó, no Rio Uruguai, libera água de geração de energia, o nível aumenta e encobre o Salto. Mas tudo muda a partir desta segunda-feira.

...a visível

Por pressão de lideranças locais e intervenção do deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT), a autoridade federal concordou em postergar para a noite a liberação das águas, e agora dá para ver essa maravilha de 1,8 mil metros de extensão contínua do Parque Estadual do Turvo de dia. Ou seja, no horário de expediente.

Vida perigosa

O duro mesmo, a cereja do bolo, é você ser morto por engano por algum pistoleiro de facção criminosa que o confundiu com outra pessoa. Tem acontecido com frequência. Além disso, levando em conta a quantidade de munição gasta pelo Crime S.A., é até milagre que não morra mais gente por bala perdida que achou o corpo de alguém.

Inquietude

Tal como os aldeões de regiões remotas, os partidos da base aliada do governo José Ivo Sartori (PMDB) estão inquietos. Não com os espíritos do mal, mas pela falta de iniciativa em busca de investimentos produtivos de grupos nacionais e estrangeiros. Assim como existem os head hunters, caçadores de talentos, existem consultorias especializadas, digamos, business hunters.

Economia na academia

A Procempa entrou no clima da economia e decidiu disponibilizar sua academia também para a Guarda Municipal, que tinha instalações acanhadas. E vai economizar R$ 10 mil por mês de pagamento aos profissionais de educação física.

Desrespeito, a continuação

Mais queixas sobre veículos que trancam portas de garagem de residências ou prédios. Caso de leitor que mora na avenida Caçapava, 187, em Porto Alegre. Ele se viu nesta situação e ligou para a EPTC, que pediu que ficasse esperando a equipe.

Acessibilidade

A queda de uma vereadora cadeirante de Guaíba por falta de acessibilidade remete à prevenção que nossa colenda efetuou. Felizmente, ao longo dos anos todos, o plenário, as tribunas, entradas, elevadores e banheiros foram adaptados para pessoas com deficiência.

O Gaúcho nu I

Está desfalcado, novamente, o Gaúcho Oriental. A estátua de bronze, instalada no Parque da Redenção, teve suas esporas roubadas. Mesmo após ter sua localização alterada, de próximo da Ufrgs para o eixo central do parque, justamente para evitar vandalismo, a estátua foi alvo de delinquentes.

O Gaúcho nu II

A dúvida de Roberto Jakubazsco, do Conselho de Usuários e Amigos do Parque Farroupilha, é se o roubo foi puro vandalismo ou uma ação para comprar drogas. A recente mudança de lugar de nada adiantou. Além das esporas, ele já havia perdido as boleadeiras. Que tristeza.

Muda tudo

Os prazos, a análise dos depoimentos, a validação das delações, as denúncias, tudo na Operação Lava Jato agora tem que ser remontado. Independentemente das causas que resultaram na queda do avião onde estava o ministro Teori Zavascki, é certo que a teoria da conspiração vai rolar não só no Brasil, mas no mundo todo. Assunto para meses e anos, até. O King Air é um turboélice de alta performance e com excelente reputação.

Miúdas

DESTA vez, Michel Temer (PMDB) acertou em cheio: guerra nos presídios é uma questão de segurança nacional.
HÁ um filme de 1965 cujo título resume o Brasil ao longo da sua história: Nau dos insensatos.
ESSE mosquito medonho, o Aedes, toca os sete instrumentos, e os toca muito bem.
VEREADORA da Capital Mônica Leal (PP) reclama que a Ponte de Pedra, ora em restauração, já foi pichada.
SURPRESA mesmo seria se ela não fosse pichada. Porto Alegre, a Capital dos Vândalos.
MINISTRO Eliseu Padilha (PMDB) trata da renegociação da dívida do Estado nesta sexta-feira, às 10h30min, no Palácio Piratini.

Finais

FELIZ aniversário: sábado, a empresa Jimo está completando 61 anos de fundação. AUXILIADORA Predial promove evento de 20 a 21 para anunciar os bons números da área de condomínios obtidos em 2016. Cerca de 300 funcionários participarão do encontro. RGE Sul investe R$ 14,5 milhões na troca de 1.734 postes de madeira por concreto.