Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Livros

- Publicada em 16 de Janeiro de 2017 às 14:14

MINIMALISMO

Agilidade: substantivo feminino que, no dicionário, significa qualidade de ágil; ligeireza; presteza. Ser ágil é essencial em um cenário cada dia mais competitivo das empresas. Ou seja, no mercado de trabalho, agilidade é uma das habilidades que diferenciam profissionais, pois influencia no aumento da produtividade e, consequentemente, em consumidores mais satisfeitos e fiéis as organizações.
Agilidade: substantivo feminino que, no dicionário, significa qualidade de ágil; ligeireza; presteza. Ser ágil é essencial em um cenário cada dia mais competitivo das empresas. Ou seja, no mercado de trabalho, agilidade é uma das habilidades que diferenciam profissionais, pois influencia no aumento da produtividade e, consequentemente, em consumidores mais satisfeitos e fiéis as organizações.
A obra, SEM - Sistema de Estratégia Minimalista é baseada no método dos 4 "E"s: Elegância, Eloquência, Eficiência e Êxito - que interagem entre si -, explicando seu impacto na saúde de uma empresa. A ideia pode ser comparada ao excesso de peso. Quando alguém está acima do seu peso ideal e sujeito a problemas de saúde, é recomendado que faça uma dieta para emagrecer. O mesmo acontece com as empresas: para que obtenham sucesso e preservem sua saúde, é preciso que se tornem mais leves.
O autor, Rodrigo Rocha, desenha com detalhes uma abordagem orientada pelo abandono de excessos que prejudicam a agilidade das empresas. Executivo-chefe de marketing do Grupo Amil, ele é reconhecido internacionalmente por seu case de sucesso na One Health - unidade de negócios da Amil com foco no segmento Premium. Rocha sugere uma nova forma de competir, baseada em casos empresariais, brasileiros e estrangeiros.
SEM - Sistema de Estratégia Minimalista: como os 4 Es podem tornar a sua vida mais leve e levar a sua empresa ao sucesso; Rodrigo Rocha; Editora HSM Educação Executiva; 184 páginas; R$ 34,90; disponível em versão digital.

DISPUTA

Segundo Gary Vaynerchuk, a comunicação das empresas pode ser comparada a um ringue, onde o lutador tem inúmeras possibilidades de nocautear seu oponente, assim como uma empresa possui diversas ferramentas para conquistar um cliente. No livro Nocaute, Vaynerchuk sugere que as empresas mudem o modelo como se comunicam e vendem, para que consigam oferecer valor, antes de tentarem vender produtos e serviços. O autor é especialista em mídias sociais e storytelling, dono da agência digital Vayner Media e youtuber - com o canal #AskGaryVee Show, que possui mais de 300 mil inscritos.
A obra explora cases de sucesso e de desastres em redes sociais. Vaynerchuk destaca exemplos para que se entenda o que funciona ou não, considerando não somente a ferramenta, mas também o contexto das empresas. Assim como em uma luta, não é somente o gancho de direita que a define, é preciso considerar todos os outros golpes.
Para o especialista, o gancho representa o conteúdo focado em vender e se autopromover, já os jabs - expressão usada no box para socos rápidos - são aqueles que engajam e resultam em uma resposta emocional do consumidor. O livro esclarece que, nas redes sociais, é preciso que as empresas usem mais golpes e menos ganchos, algo que não estão acostumadas a fazer, visto que ainda mantêm uma mentalidade pré-mídias sociais.
Nocaute: Como contar sua história no disputado ringue das redes sociais; Gary Vaynerchuk; Editora HSM Educação Executiva; 232 páginas;
R$ 49,90

Competências

Apenas uma boa ideia não é suficiente para que uma empresa seja bem-sucedida nos negócios. Para alcançar o sucesso, é necessário que seus líderes desenvolvam inúmeras habilidades. Estas devem ser aprendidas para que, em seguida, sejam praticadas, transmitidas e, desta forma, conquistado o sucesso profissional.
O livro O código dos criadores é fruto de uma extensa pesquisa da autora, Amy Wilkinson, que, durante cinco anos, entrevistou os mais bem-sucedidos empreendedores da atualidade, incluindo os fundadores de empresas reconhecidas e de sucesso mundial, como Linkedin, Ebay, Under, Testa Motors, SpaceX, Airbnb e PayPal. A obra revela seis habilidades essenciais para transformar uma ideia em realidade, sendo elas: encontrar uma lacuna a ser preenchida, orientar-se para frente, dominar o ciclo OODA (Observar, Orientar, Decidir e Agir), falhar com inteligência, unir esforços intelectuais e fazer pequenos gestos de generosidade. De acordo com Amy, esses são os principais fatores para que novos negócios trilhem caminhos de sucesso.
Segundo a autora, os criadores não nascem com uma habilidade inata de imaginar e construir empresas de grande porte e movimentação econômica. O caminho para esta conquista é de estudo e trabalho. No livro, Amy dá diferentes exemplos de que o sucesso está ao alcance de todos, basta ter vontade e determinação.
O código dos criadores: As seis habilidades essenciais dos grandes empreendedores; Amy Wilkinson; Editora HSM Educação Executiva; 240 páginas; R$ 54,90.