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Leitura

- Publicada em 09 de Janeiro de 2017 às 11:31

LIDERANÇA

Em "Líderes se servem primeiro", Simon Sinek revela a importância de saber liderar e como fazer isto da melhor forma influencia diretamente no trabalho em equipe e, por consequência, em melhores resultados para empresas. Traçando a evolução do conceito de liderança, o livro explica como a forma de liderar mudou ao longo do tempo.
Em "Líderes se servem primeiro", Simon Sinek revela a importância de saber liderar e como fazer isto da melhor forma influencia diretamente no trabalho em equipe e, por consequência, em melhores resultados para empresas. Traçando a evolução do conceito de liderança, o livro explica como a forma de liderar mudou ao longo do tempo.
Se antes observávamos posturas autoritárias, impositivas e individualistas, hoje, o método mais eficiente para engajar funcionários é valorizar o interesse de cada um. Isso porque, quando os interesses dos liderados são colocados à frente dos do próprio líder, aumentam as chances de formar colaboradores mais seguros e predispostos a trabalhar com energia, em defesa dos interesses da empresa à qual prestam serviço. Desta forma, equipes se tornam mais produtivas e aproveitam melhor as oportunidades que as suas organizações oferecem. O título da obra é inspirado no trabalho dos fuzileiros navais norte-americanos, considerando que a forma deles trabalharem, seguindo o lema "os oficiais se servem por último", está relacionada às ideias de Sinek.
Ao longo dos capítulos, ele coloca em questão a importância da satisfação pessoal dentro de um ambiente de trabalho e como ela influencia na produtividade de cada parte da organização. Para o autor, o número de pessoas que gostam do seu trabalho ainda é pequeno. Além deste, Sinek também é responsável pela obra "Por quê? Como motivar pessoas e equipes a agir".
Líderes se servem por último; Simon Sinek; Editora HSM Educação Executiva; 320 páginas; R$ 49,90.

HABILIDADES

Você sabe usar a sua inteligência emocional? Com abordagem didática e explicativa, o livro Inteligência Emocional 2.0 não apenas levanta esta questão, mas ajuda os leitores a responderem ela. Travis Bradberry e Jean Greaves, autores da obra, demonstram a importância atual da inteligência emocional não só na vida profissional, como também na vida pessoal de qualquer um.
Apenas qualificações técnicas e experiências não são suficientes para se destacar em um mercado de trabalho com alta competitividade. Por isso, habilidades socioemocionais, ou não cognitivas, são cada dia mais valorizadas. Entre os objetivos da leitura está o esclarecimento de que ter controle emocional está relacionado com a conquista de posições de destaque em empresas ou organizações. Se antes essa era uma habilidade considerada como um diferencial no mercado de trabalho, agora é um requisito básico para sobreviver em um cargo. Isso porque, em um mundo no qual as informações circulam cada dia mais rápido, aqueles que sabem usar a inteligência emocional estão melhor preparados para lidar com prazos e enfrentar desafios.
O livro está estruturado como um guia didático, com base em estudos de caso da consultoria da qual os autores são cofundadores, a
TalentSmart. Junto com a obra, está disponível o acesso ao teste on-line, desenvolvido pela consultoria, que aponta estratégias para aumentar a inteligência emocional.
Inteligência Emocional 2.0; Travis Bradberry e Jean Greaves; Editora HSM Educação Executiva; 240 páginas; R$ 49,90.

Carreira

Os primeiros dias para profissionais em transição, seja de uma empresa para outra ou apenas de função, são essenciais para garantir bons resultados. Essa é a ideia central do livro Os primeiros 90 dias, de Michael Watkins. Estimulado pelo baixo número de empresas que dispõem tempo e recursos para auxiliar novos líderes a enfrentarem esse início, ele revela estratégias que visam ao sucesso dessas lideranças.
Resultado de um estudo financiado pela Divisão de Pesquisas da Harvard Business School, a obra aborda atitudes práticas e claras para ajudar profissionais em fase de transição, pois, de acordo com Watkins, é uma etapa crítica. O best-seller se dedica a todos os profissionais que estão entrando em uma nova organização ou assumindo um novo cargo, cheios de dúvidas sobre como agir e conduzir as relações. A proposta de Watkins é evidenciar a importância desta etapa, considerando que ela vai influenciar diretamente na continuidade da gestão desses profissionais. Os primeiros 90 dias funcionam como um guia prático, com o objetivo de orientar os leitores a dominarem os aspectos críticos desse momento, e é recomendado para gestores de todas as hierarquias dentro das organizações.
Além de escritor, o especialista em transição de liderança é professor de Liderança e Mudança Organizacional da IMD Business School. Watkins atua também como diretor do programa executivo de Liderança e Transição nos Negócios.
Os primeiros 90 dias; Michael Watkins; Editora HSM Educação Executiva; 240 páginas; R$ 54,90.