Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 18 de Dezembro de 2016 às 21:47

Presidenciáveis são citados em delações premiadas

Os principais possíveis candidatos à disputa pelo Palácio do Planalto em 2018 apareceram em propostas de delação premiada de empreiteiras investigadas pela Operação Lava Jato.
Os principais possíveis candidatos à disputa pelo Palácio do Planalto em 2018 apareceram em propostas de delação premiada de empreiteiras investigadas pela Operação Lava Jato.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o senador Aécio Neves (PSDB), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o chanceler José Serra (PSDB) e o presidente Michel Temer (PMDB) foram citados na colaboração de executivos da Odebrecht. Já Marina Silva (Rede) apareceu na proposta de delação de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, que acabou sendo suspensa.
Líder nas simulações de primeiro turno da pesquisa Datafolha divulgada em dezembro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o único réu entre os possíveis candidatos. Ele é alvo de cinco processos, três no âmbito da Lava Jato, e também nas operações Zelotes e Janus.
Na primeira, o petista é acusado de tentar obstruir as investigações, e teria participado de trama para comprar a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Além disso, também é réu em ação sob acusação de lavagem de dinheiro no caso do tríplex que teria no Guarujá e em processo que o acusa de corrupção passiva em esquema envolvendo a Odebrecht.
O ex-presidente é réu ainda em ação da Janus. Ele teria participado de esquema envolvendo obras da empreiteira em Angola e a empresa de Taiguara Rodrigues, parente do petista.
Em terceiro na pesquisa, o senador e presidente do PSDB Aécio Neves é apontado como o "mineirinho" das planilhas de propinas da Odebrecht, que teria recebido R$ 15 milhões. Aécio também é investigado sob suspeita de integrar esquema de corrupção em Furnas, subsidiária da Eletrobras, e de maquiar dados do Banco Rural, em 2005, para esconder o chamado "mensalão mineiro".
Como Marina Silva, que, segundo Léo Pinheiro teria recebido em 2010 caixa dois para sua campanha ao Planalto, Aécio é citado na proposta de colaboração da OAS. O tucano disputa a vaga de candidato do PSDB com o chanceler José Serra, outro citado na "delação do fim do mundo" como tendo recebido R$ 23 milhões de caixa dois em 2010 e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Alckmin é apontado como sendo o "santo" das planilhas de propina da empreiteira. Um delator também aponta o recebimento de caixa dois em 2010 e 2014.
Já o presidente Michel Temer (PMDB), com apenas 4% no Datafolha, foi citado 43 vezes na colaboração de executivo da Odebrecht. Ele teria pedido dinheiro ilícito para seu partido em 2010 e 2014, acusação que nega.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO