Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 14 de Dezembro de 2016 às 14:50

Senado dá voto de confiança a Paolo Gentiloni como premiê

O Senado da Itália deu ontem seu voto de confiança ao novo primeiro-ministro, Paolo Gentiloni. Escolhido após a renúncia de Matteo Renzi, ele deve governar o país até maio de 2018.
O Senado da Itália deu ontem seu voto de confiança ao novo primeiro-ministro, Paolo Gentiloni. Escolhido após a renúncia de Matteo Renzi, ele deve governar o país até maio de 2018.
Gentiloni recebeu 169 votos a favor e 99 contrários, um dia após ter sido respaldado pela Câmara por 368 a 105. Com a aprovação no Senado, ele consegue o aval definitivo para o cargo de premiê, três dias depois de ter sido apontado.
A aprovação acontece a tempo de ele participar da reunião do Conselho Europeu, hoje, em Bruxelas. Gentiloni foi apontado depois que Renzi deixou o cargo pela derrota no referendo que alteraria a Constituição italiana.
Dentre as medidas, estavam a diminuição do Senado, que passaria a ter 100 cadeiras em vez das 315 atuais, e a Casa não poderia mais aprovar novas leis, salvo casos como alterações na Constituição. A proposta foi rejeitada com 60% dos votos. O resultado foi interpretado como uma rejeição ao próprio governo de Renzi, visto como incapaz de resolver os entraves na economia. O PIB italiano deverá crescer 0,8% neste ano.
Ministro das Relações Exteriores de Renzi e filiado ao Nova Democracia, partido do ex-premiê, Gentiloni prometeu recuperar a economia do Sul da Itália e reconstruir a região afetada pela série de terremotos iniciada em agosto. No campo político, seu principal objetivo é tentar aprovar a nova lei eleitoral. Porém, deverá encontrar resistência de partidos radicais, como o Movimento Cinco Estrelas, de esquerda, e a Liga Norte, de extrema direita.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO