Fernando leva a iniciativa gastronômica para 15 cidades brasileiras Fernando leva a iniciativa gastronômica para 15 cidades brasileiras Foto: CASSIANA MARTINS/ARQUIVO/JC

Restaurant Week: ideia de fora aplicada no País

O projeto, que ocorre anualmente em Porto Alegre, movimenta estabelecimentos

O Restaurant Week ocorre no Brasil desde 2007. O evento, no entanto, é internacional, criado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 1991. A iniciativa partiu de proprietários de restaurantes que perceberam a queda das vendas em determinados períodos do ano. Para mudar essa realidade, foram definidas semanas nas quais os preços estipulados para os pratos de entrada, principal e sobremesa seriam os mesmos em seus restaurantes, tanto para o almoço quanto para o jantar. Dessa forma, buscavam atrair um público maior nos tempos de menor movimento.
Responsável pela versão tupiniquim, Fernando Reis conheceu uma pessoa que trabalhava com o criador do evento norte-americano que veio para o Brasil. "Nós nos conhecemos e ali começou a se realizar o Restaurante Week aqui", conta. Ele é o encarregado pela definição do tema, escolha do cardápio, demarcação dos preços, seleção dos estabelecimentos participantes e pelo planejamento midiático do Restaurant Week. "A gente junta todos os restaurantes, faz toda a captação dos patrocinadores, captamos todo o conteúdo e fazemos a divulgação", aponta.
Fernando afirma que, aqui, o evento tem um objetivo claro: democratizar a gastronomia com cunho social. Porto Alegre recebeu, em 2016, duas edições. A primeira foi realizada entre 27 de junho e 17 de julho e a segunda, de 7 a 27 de novembro. Os preços estipulados pela 9ª edição na capital gaúcha foram: R$ 39,90 R$ 1,00 de doação (R$ 40,90) no almoço, R$ 51,90 R$ 1,00 da doação (R$ 52,90) no jantar. O valor de doação vai para instituições localizadas nas cidades que sediam o Restaurant Week. "Nós sugerimos a todos os consumidores que doem
R$ 1,00 ou mais", afirma Fernando. Presente em mais de 15 cidades brasileiras, a temática da última edição porto-alegrense foi Cozinha de Sedução. Os locais tiveram de reinventar seus pratos, acrescentando ingredientes para seduzir os diferentes sentidos dos clientes. As datas da atividade são publicadas na página facebook.com/RestaurantWeekBrasil.
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