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Turismo

- Publicada em 23 de Dezembro de 2016 às 16:42

Sesc-RS investe na rede hoteleira como atrativo

Gramado faz parte dos roteiros oferecidos a associados e público em geral

Gramado faz parte dos roteiros oferecidos a associados e público em geral


JOAO ALVES/DIVULGAÇÃO/JC
Com a chegada da temporada de férias, o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc-RS) aposta na sua rede hoteleira como uma boa opção para o veraneio dos comerciantes, empresários do setor do comércio e público em geral que possui cadastro junto à entidade. No Estado, são três hotéis nas cidades de Torres, Gramado e Porto Alegre (no Sesc Campestre) e uma pousada em Caxias do Sul. Esses locais, somados aos que são conveniados, totalizam 42 hotéis para 23 destinos gaúchos e no estado vizinho, de Santa Catarina. "Do ponto de vista econômico, que é o foco, o Sesc-RS fomenta R$ 6 milhões na rede hoteleira do Estado", revela Luiz Tadeu Piva, diretor-geral do Sesc-RS.
Com a chegada da temporada de férias, o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc-RS) aposta na sua rede hoteleira como uma boa opção para o veraneio dos comerciantes, empresários do setor do comércio e público em geral que possui cadastro junto à entidade. No Estado, são três hotéis nas cidades de Torres, Gramado e Porto Alegre (no Sesc Campestre) e uma pousada em Caxias do Sul. Esses locais, somados aos que são conveniados, totalizam 42 hotéis para 23 destinos gaúchos e no estado vizinho, de Santa Catarina. "Do ponto de vista econômico, que é o foco, o Sesc-RS fomenta R$ 6 milhões na rede hoteleira do Estado", revela Luiz Tadeu Piva, diretor-geral do Sesc-RS.
Para estabelecer os convênios com outros estabelecimentos da rede hoteleira, o Sesc-RS compra diárias e oferece pacotes de três, cinco ou sete dias, e com possibilidades de financiamento. "Além de termos um valor subsidiado, conseguimos uma negociação interessante com o hoteleiro, porque, no momento em que o hotel negocia conosco, consegue mais pontos de comercialização para o estabelecimento dele", destaca.
Ao todo, são 63 pontos de atendimento da instituição no Rio Grande do Sul, divididos em 43 unidades operacionais e 20 balcões. Hoje, o Sesc-RS possui 520 mil matriculados, ou seja, pessoas com cartões válidos e ativos. Para se associar à entidade, é preciso um vínculo com uma empresa do comércio ou de serviço. Quando matriculado, o associado pode usufruir dos serviços e benefícios que a instituição disponibiliza. Os preços variam em três modalidades: para empregados do setor, empresários e usuários - aqueles que não fazem parte do sistema. "Para este último, o que chamados de usuários, o preço é praticamente o do mercado, mas, para os outros dois (empregado e empresário), hoje temos um preço bem diferenciado, que acaba dando um retorno a eles", pontua o diretor-geral.
Além de serviços como academias, escolas de educação infantil, restaurantes, clínicas odontológicas e médicas móveis, o Sesc-RS também oferece aos comerciantes pacotes turísticos. A ligação entre a rede hoteleira, os comerciantes e os estabelecimentos conveniados acaba por fomentar o turismo não só no Estado, mas também em outras regiões do País, considerando que, apenas para esta temporada, o Sesc já soma 15 mil pacotes de viagens comercializados no estado.
Esses pacotes podem ser tanto regionais, com o produto Reconhecer Rio Grande do Sul, focado no turismo em pontos do Estado, como nacionais, com o outro produto chamado Conhecer destinos e culturas, que oportuniza viagens para outras cidades brasileiras com o apoio da rede hoteleira da entidade. Por todo o Brasil, são 138 meios de hospedagens, entre hotéis e pousadas, em cidades do Maranhão, Ceará, Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e outros. "Opção de lazer não falta, mas, muitas vezes, as pessoas não usam, porque não sabem disso. Por mais que a gente divulgue, a rotatividade é um adversário nosso", explica Piva.

Lazer, cultura e esportes também são apostas

Ainda com o objetivo de movimentar o turismo, principalmente durante a temporada de verão, o Sesc promove, a partir do dia 28 de dezembro, uma programação no litoral gaúcho que passa por 10 praias. Durante esse período, a entidade realiza trabalhos e atividades na área de lazer, cultura e esporte, começando pelo Cassino e finalizando em Torres, no dia 12 de março. Para completar a programação, o Sesc reúne 70 pessoas da instituição, destinando sete delas para cada praia. No último fim de semana, já em Torres, promove o 16º Circuito Verão Sesc de Esportes, composto apenas por modalidades de areia, entre elas basquete, vôlei, futebol e rugby.
Luiz Tadeu Piva, diretor-geral do Sesc-RS, acredita que as estruturas e as atividades no Litoral são mais um atrativo para quem aproveita as praias gaúchas. "Isso agrega a questão da economia da cultura e do lazer. Muitas vezes, as pessoas não se dão conta do quanto isso injeta de recursos na economia", explica. Além da programação de verão, durante o ano, a entidade leva as cidades do interior do Rio Grande do Sul, atividades e programas ligados ao teatro, música, dança, cinema e literatura.
Piva defende que a intenção da entidade não é criar produtos culturais, mas fazer com que a produção gaúcha já existente circule, onde as opções de lazer e cultura são menores quando comparadas à capital. "Os grupos que têm uma produção gaúcha acabam tendo no Sesc um incentivador disso e um alavancador de recursos para a área cultura", menciona o diretor-geral.

Governo estuda ações para estimular procura por destinos brasileiros

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, revelou que o governo estuda formas de ampliar os recursos financeiros destinados à divulgação dos destinos turísticos nacionais entre brasileiros e estrangeiros. Ele disse que várias hipóteses estão sendo discutidas com a Casa Civil da Presidência da República e com o Ministério do Planejamento, entre elas a possível edição de uma Medida Provisória (MP) que autorize a transferência de verbas de outro ministério para a promoção do turismo.
"Pelo que me consta, o orçamento do ministério será aumentado um pouco. Estamos trabalhando em uma medida provisória para fazer a realocação de recursos de uma outra pasta para promovermos o turismo, mas a maneira como isso será feito ainda está sendo discutida", disse o ministro durante a divulgação de um estudo que aponta que a indústria do turismo tem o que comemorar: em meio à crise econômica, que derrubou a atividade em outros setores, o número de viagens nacionais durante o verão deve se manter, com um pequeno acréscimo de 0,8% na comparação com a temporada 2015/2016, e o número de turistas estrangeiros deve aumentar cerca de 11%. "O turismo é um grande negócio e pode ser um dos principais propulsores da economia brasileira e da geração de emprego e renda", afirmou Beltrão, acrescentando que ainda há muito espaço para o Brasil crescer.