Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 20 de Dezembro de 2016 às 16:04

Bolsas europeias fecham em alta impulsionadas por setor financeiro e dado alemão

Agência Estado
As bolsas europeias fecharam em alta nesta terça-feira impulsionadas pelo setor financeiro e indicador positivo alemão, enquanto os investidores digeriam os ataques nas capitais da Alemanha e Turquia, assim como em Zurique.
As bolsas europeias fecharam em alta nesta terça-feira impulsionadas pelo setor financeiro e indicador positivo alemão, enquanto os investidores digeriam os ataques nas capitais da Alemanha e Turquia, assim como em Zurique.
A Bolsa de Londres fechou com ganho de 0,38%, aos 7.043,96 pontos; Paris subiu 0,56%, aos 4.849,89 pontos; Frankfurt acelerou 0,33%, aos 11.464,74 pontos; Milão ganhou 1,47%, aos 19.247,24 pontos; Madri valorizou 0,76%, aos 9.407,90 pontos e Lisboa avançou 0,82%, aos 4.658,10 pontos.
Entre os setores que tiveram o melhor desempenho estão o de energia e o financeiro. Enquanto o de energia foi beneficiado pela alta do petróleo, o financeiro foi impulsionado por notícia positiva vinda da Itália.
O governo italiano requisitou permissão parlamentar para emitir até 20 bilhões de euros em dívida adicional, preparando terreno para uma possível ação voltada a ajudar vários bancos em dificuldade no país, entre eles o Banca Monte dei Paschi di Siena. O gabinete aprovou a medida no fim da segunda-feira. Segundo o governo, a requisição foi uma medida de "precaução", no momento em que o Monte dei Paschi lança esforço de última hora para levantar 5 bilhões de euros em capital de investidores privados e evitar um resgate do governo.
Diante disso, as ações do banco UniCredit subiram 2,04% e as do Intesa Sanpaolo avançaram 2,17%, em Milão. Em Londres, o Lloyds anunciou a compra do serviço de cartão de crédito do Bank of America no Reino Unido por cerca de US$ 2,35 bilhões, na medida em que tenta aumentar o seu negócio de financiamento ao consumidor. O papel do banco avançou 2,22%.
Entre outras notícias corporativas, o grupo de mídia francês Vivendi anunciou que continuará trabalhando para aumentar sua participação na Mediaset italiana dentro dos limites de 30%. As ações desta última subiram mais de 23%.
Além disso, indicador melhor do que o esperado contribuíram para o movimento comprador. O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha subiu 0,3% em novembro ante outubro, segundo dados publicados hoje pela agência de estatísticas do país, a Destatis. O resultado superou a expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam leve alta mensal de 0,1%.
Mais cedo, investidores também celebraram o tom positivo do Banco do Japão (BoJ), que manteve inalterada a política monetária, mas elevou sua perspectiva para a economia pela primeira vez desde maio de 2015, na esteira do iene mais fraco.
Enquanto o mercado se atrelava à notícias positivas, os investidores digeriam também uma série de ataques que aconteceram na Europa, o que limitou um pouco os ganhos. Na noite de segunda-feira, doze pessoas morreram e 48 ficaram feridas depois que um caminhão entrou em um mercado de Natal em Berlim. As autoridades alemãs disseram que os investigadores estavam assumindo que o ato, que lembra o outro ataque com caminhão no sul da França em julho, foi deliberado.
Poucas horas antes do incidente em Berlim, o embaixador da Rússia na Turquia foi morto a tiros durante um discurso em uma galeria por um policial fora de serviço que gritou "Não se esqueça de Aleppo". Ontem também, um homem realizou disparos com uma arma em uma mesquita em Zurique, na Suíça, frequentada por imigrantes somalis. Logo em seguida, a polícia descobriu um corpo na vizinhança.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO