Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

consumo

- Publicada em 19 de Dezembro de 2016 às 18:01

Prévia do IGP-M registra alta de 0,41% em dezembro

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 0,41% na segunda prévia de dezembro, ante avanço de 0,02% na segunda prévia do mesmo índice de novembro. A informação foi divulgada ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumulou um aumento de 7,04% no ano de 2016.
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 0,41% na segunda prévia de dezembro, ante avanço de 0,02% na segunda prévia do mesmo índice de novembro. A informação foi divulgada ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumulou um aumento de 7,04% no ano de 2016.
A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de dezembro. O IPA-M, que representa os preços no atacado, subiu 0,53%, após a queda de 0,08% na segunda prévia de novembro. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 0,12% na leitura anunciada nesta segunda, após subir 0,27% no mês passado. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve elevação de 0,32%, após registrar aumento de 0,13%, na prévia de novembro.
Na primeira prévia deste mês, o IGP-M havia subido 0,20%. O indicador é usado como base para reajuste de contratos de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo da segunda prévia foi de 21 de novembro a 10 de dezembro.
Os preços dos produtos agropecuários aferidos pelo IPA agrícola caíram 1,19% no atacado, na segunda prévia do IGP-M de dezembro, após recuo de 1,23% na segunda prévia do mesmo índice em novembro.
Já os preços dos produtos industriais no atacado, medidos pelo IPA industrial, tiveram aumento de 1,22% na leitura anunciada nesta terça pela FGV, ante alta de 0,38% na mesma prévia de novembro.
No âmbito do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais caíram 0,28% na segunda prévia de dezembro, após recuo de 0,71% na segunda prévia de novembro.
Já os preços dos bens intermediários apresentaram alta de 0,17% no índice divulgado nesta manhã, após queda de 0,22% na segunda prévia do mês passado. Os preços das matérias-primas brutas tiveram taxa positiva de 1,86%, depois da elevação de 0,80% em novembro.
 

Inflação pelo IPC-S recua em Porto Alegre na segunda semana do mês

O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve variação de -0,13% em Porto Alegre na apuração realizada na segunda semana de dezembro. O resultado foi 0,19 ponto percentual (p.p.) inferior ao divulgado na primeira semana de dezembro, que foi de 0,06%.
Três das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram desaceleração na capital gaúcha, com destaque para os grupos habitação e alimentação, que passaram de -0,74% para -1,51% e de 0,13% para -0,22%, respectivamente.
As pressões acima da variação média na segunda prévia do mês foram exercidas pelos grupos educação, leitura e recreação, 1,73%; despesas diversas, 0,89%; vestuário, 0,54%; transportes, 0,33%; saúde e cuidados pessoais, 0,31%; e comunicação, 0,18%.