Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 15 de Dezembro de 2016 às 18:33

Lavouras de verão estão com plantio quase finalizado

Para a soja, restam apenas 5% da área estimada a ser semeada

Para a soja, restam apenas 5% da área estimada a ser semeada


MARCELO BELEDELI/ESPECIAL/JC
Os produtores gaúchos estão finalizando a implantação das principais lavouras de verão, segundo o informativo conjuntural da Emater, divulgado nesta quinta-feira. Em geral, as culturas estão apresentando bom desenvolvimento. No entanto, em algumas áreas, a escassez de umidade já causa preocupação aos agricultores.
Os produtores gaúchos estão finalizando a implantação das principais lavouras de verão, segundo o informativo conjuntural da Emater, divulgado nesta quinta-feira. Em geral, as culturas estão apresentando bom desenvolvimento. No entanto, em algumas áreas, a escassez de umidade já causa preocupação aos agricultores.
Na cultura da soja, resta a ser plantada apenas 5% da área estimada, de 5,524 milhões de hectares. De acordo com a Emater, a emergência e o desenvolvimento inicial das lavouras são normais, apresentando bom padrão de lavoura. Apenas uma pequena parcela implantada no período anterior (no Noroeste do Estado) apresenta desuniformidade de emergência devido à baixa umidade no solo naquela região. Nas Missões, em Novo Machado, Porto Mauá e Nova Candelária, as áreas de lavouras implantadas bem cedo com variedades precoces já iniciaram a floração. Em geral, é boa a densidade de plantas.
As chuvas, apesar de leves, estão atendendo à necessidade das lavouras. Os produtores estão realizando os tratos culturais (controle de ervas daninhas) e monitorando as pragas. Onde há redução da precipitação, é propício o aparecimento de pragas.
O preço na semana teve um pico de alta, atingindo R$ 74,00 a saca de 60 quilos, mas voltou a baixar, ficando na média de R$ 71,04 no Estado. Em nível externo, os preços da soja têm se mantido estáveis, sustentados pela valorização na bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT), baseada na forte demanda pela oleaginosa por parte da China e também pela falta de chuva na Argentina.
O milho está evoluindo rapidamente, mas ainda com grande parcial de lavouras em desenvolvimento vegetativo; algumas áreas implantadas no cedo iniciam fase de espigamento e formação dos grãos. Produtores estão preocupados com a escassez de umidade, em razão de a lavoura de milho estar em fase crítica, necessitando de 6 a 7 mm de água por dia. Nas áreas onde ocorreram chuvas em quantidades necessárias, as plantas apresentam bom potencial, sem perdas. Em locais onde as precipitações foram abaixo do que é necessário para a cultura, as plantas apresentam murchamento. Essa situação faz com que os produtores fiquem preocupados com as previsões de pouca chuva para os próximos dias, o que pode comprometer a lavoura.
Em regiões de produção de duas safras, levantamentos realizados constataram maior implantação da área no cedo em detrimento da safrinha, que deve ser ocupada com soja. No Noroeste do Estado, algumas lavouras já estão sendo preparadas para a colheita da silagem com o corte das bordaduras, e a colheita para ensilagem já iniciou na maioria dos municípios. Também está em andamento a comercialização de milho verde das lavouras precoces.
O arroz está encaminhando-se para o final da semeadura, restando pouquíssimas áreas a serem implantadas. As lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo, sem registro de problemas. As condições climáticas das últimas semanas têm favorecido o desenvolvimento vegetativo da cultura. Os reservatórios estão com nível máximo de armazenagem de água para a irrigação.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO