Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 02 de Dezembro de 2016 às 19:46

Bolsas de Nova Iorque fecham em direções opostas, após dados mistos de emprego

Agência Estado
As bolsas de Nova Iorque fecharam em direções opostas nesta sexta-feira, 2, após dados mistos de emprego nos EUA e também com cautela com o referendo na Itália que acontece no próximo domingo (04).
As bolsas de Nova Iorque fecharam em direções opostas nesta sexta-feira, 2, após dados mistos de emprego nos EUA e também com cautela com o referendo na Itália que acontece no próximo domingo (04).
O Dow Jones fechou em baixa de 0,11%, aos 19.170,42 pontos; o Nasdaq subiu 0,09%, aos 5.255,65 pontos; e o S&P 500 avançou 0,04%, aos 2.191,95 pontos. Na semana, o Dow Jones teve ganho de 0,10%, enquanto o Nasdaq perdeu 2,65% e o S&P 500 registrou a primeira perda semanal desde que Donald Trump foi eleito presidente dos EUA, com retração de 0,97%.
O relatório de emprego dos EUA mostrou que o Fed cumpriu parte de seu mandato. Em novembro, a economia dos EUA criou 178 mil empregos, pouco abaixo da previsão de 180 mil, e a taxa de desemprego recuou de 4,9% em outubro para 4,6% no mês passado - o menor nível em nove anos e patamar considerado de pleno emprego por boa parte dos analistas. Por outro lado, a promessa da instituição de elevar a inflação ainda sofre. O salário médio por hora do trabalhador, que caiu 0,12% entre outubro e novembro, para US$ 25,89, mostra essa fraqueza. Alguns analistas disseram que o recuo salarial surpreendeu os investidores porque contrasta com os sinais recentes que apontam para um aumento da pressão inflacionária diante da expectativa com o aumento do petróleo e dos gastos públicos prometidas por Trump.
A fraqueza na inflação levou os investidores a reavaliarem suas apostas de aumentos de juros pelo Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) em 2017. Com a possibilidade de um aperto monetário mais lento, o setor imobiliário avançou 1% e garantiu os ganhos do S&P 500. Por outro lado, o segmento de bancos caiu em torno de 1% em meio a cautela com o referendo na Itália sobre uma reforma na Constituição do país.
Com o referendo, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, quer mudar a Constituição para que o poder executivo precise de aprovação apenas da Câmara baixa do parlamento para aprovar leis. Renzi acha que esta mudança é essencial para impulsionar a economia sem brilho da Itália. No entanto, caso a população não aceite tal reforma, Renzi prometeu renunciar, o que poderá desencadear novas eleições e complicar o processo de recapitalização dos bancos italianos. A cautela contaminou o setor dos EUA. O Bank of America caiu 1,26% e o JP Morgan perdeu 0,23%.
"O que estamos vendo aqui é um mercado cauteloso por causa do referendo italiano", disse Peter Cardillo, economista-chefe de mercado da First Standard Financial. "Se Renzi renunciar, isso poderia trazer incerteza política e um ataque ao euro", acrescentou.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO