Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 01 de Dezembro de 2016 às 08:32

Bolsa de Tóquio fecha no maior nível do ano, após acordo da Opep

Agência Estado
A Bolsa de Tóquio fechou no maior nível do ano nesta quinta-feira (1º), após decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de reduzir sua produção dar forte impulso aos preços da commodity.
A Bolsa de Tóquio fechou no maior nível do ano nesta quinta-feira (1º), após decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de reduzir sua produção dar forte impulso aos preços da commodity.
O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, subiu 1,12%, a 18.513,12 pontos, o patamar mais alto desde 30 de dezembro de 2015.
Apesar do clima de ceticismo, a Opep conseguiu fechar um acordo ontem para cortar sua produção conjunta em 1,2 milhão de barris por dia, na primeira iniciativa do gênero pelo cartel desde 2008. A decisão levou as cotações do petróleo a saltarem mais de 9% em Nova York e Londres na última sessão.
A redução da Opep representa cerca de 1% da produção global e ajudará a reduzir o excesso de oferta que vem pressionando os preços da commodity desde meados de 2014.
As petrolíferas Japan Petroleum e Inpex lideraram os ganhos em Tóquio, encerrando o dia com altas de 12,2% e 9,95%, respectivamente.
Nas últimas semanas, o Nikkei também vem acumulando ganhos com a perspectiva de que o futuro governo do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, seja mais agressivo na concessão de estímulos fiscais. O índice japonês já subiu 7,8% desde que a vitória de Trump foi anunciada, no último dia 9.
Outra notícia que contribuiu para o sentimento positivo no mercado japonês hoje veio da manufatura da China. Segundo dados oficiais, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial chinês subiu para 51,7 em novembro, de 51,2 em outubro, indicando que a atividade manufatureira da segunda maior economia do mundo se expandiu em ritmo mais forte no mês passado.
Montadoras também se destacaram em Tóquio nesta quinta, caso da Honda (+1,92%), Mitsubishi (+1,13%) e Toyota (+0,87%).
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO