Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mercado Digital

- Publicada em 21 de Dezembro de 2016 às 22:38

O que esperar da inovação?

Nelson Marchezan Jr.

Nelson Marchezan Jr.


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Está em fase de maturação a estratégia da nova gestão de Porto Alegre para a tecnologia e a inovação. O prefeito eleito, Nelson Marchezan, ainda busca os nomes que considera os ideais para comandar essas áreas (tarefa que não está fácil), mas já adiantou que os projetos envolvendo esses temas passarão a integrar duas secretarias: de Desenvolvimento Econômico e de Parcerias Estratégicas. O foco é otimizar os recursos. "Existe muito investimento em tecnologia e pouco resultado. Vamos direcionar a nossa atenção para ações específicas e passar a medir isso", afirma. O Gabinete de Inovação e Tecnologia (InovaPOA), criado em 2009, será extinto. Uma possibilidade é de essa estrutura se transformar em uma agência, o que lhe daria muito mais autonomia. Atualmente, o orçamento e as decisões do InovaPOA estão atrelados ao Gabinete do Prefeito, o que faz com que até mesmo a assinatura de convênios tenha que passar por toda burocracia que envolve a gestão pública.
Está em fase de maturação a estratégia da nova gestão de Porto Alegre para a tecnologia e a inovação. O prefeito eleito, Nelson Marchezan, ainda busca os nomes que considera os ideais para comandar essas áreas (tarefa que não está fácil), mas já adiantou que os projetos envolvendo esses temas passarão a integrar duas secretarias: de Desenvolvimento Econômico e de Parcerias Estratégicas. O foco é otimizar os recursos. "Existe muito investimento em tecnologia e pouco resultado. Vamos direcionar a nossa atenção para ações específicas e passar a medir isso", afirma. O Gabinete de Inovação e Tecnologia (InovaPOA), criado em 2009, será extinto. Uma possibilidade é de essa estrutura se transformar em uma agência, o que lhe daria muito mais autonomia. Atualmente, o orçamento e as decisões do InovaPOA estão atrelados ao Gabinete do Prefeito, o que faz com que até mesmo a assinatura de convênios tenha que passar por toda burocracia que envolve a gestão pública.
Sicredi no Tecnopuc? I
Estão avançadíssimas as negociações para que o Sicredi leve toda a sua área de desenvolvimento para o Tecnopuc em 2017. Se isso acontecer, a construção da nova plataforma digital da instituição financeira cooperativa já deve acontecer no ambiente do parque científico e tecnológico da Pucrs, eleito o melhor no Brasil em 2016 pela Anprotec. Outra possibilidade, ainda em fase de conversas, é a de a filial da IBM Porto Alegre se transferir para o Tecnopuc.
Sicredi no Tecnopuc? II
O projeto do Sicredi envolve a construção de um ambiente que ofereça uma experiência personalizada para os associados e possibilite a integração com parceiros, startups e fintechs para acelerar a inovação. O desenvolvimento começará em janeiro de 2017. Uma equipe exclusiva, com mais de 50 pessoas, vai se dedicar ao projeto. O Sicredi admite que está em tratativas com o Tecnopuc. Anteriormente, a empresa havia divulgado que os colaboradores da plataforma vão trabalhar em um novo espaço físico, criado exclusivamente para isso.
Marketplace de plugins
A E-storage, especializada em ferramentas de busca corporativa para acelerar a procura de informações em bancos de dados de empresas, se prepara para lançar o Elasticsearch, um marketplace de plugins para facilitar a visualização de dados. Os usuários vão poder adicionar funcionalidades extras a seus produtos e serviços de forma simplificada.
Semana tecnológica
O ano já começa com uma oportunidade de qualificação gratuita na área de TI. Ocorre entre os dias 10 e 13 de janeiro a Semana Tecnológica, uma série de workshops com temas como cloud, as melhores práticas de execução de teste de software, Azure, Internet das Coisas e Cloud/Office 365. Inscrições e informações podem ser encontradas no www.sisnema.com.br/eventos.
Fuga das lojas
Foram 4 mil consumidores ouvidos, e 77% deles falaram que evitam as lojas físicas no final do ano. O cenário apresentado pela pesquisa da Salesforce, especializada em soluções de CRM, destaca a importância de os varejistas oferecerem experiências on-line, móveis e em lojas físicas, aprimoradas para aumentar a receita nesses meses críticos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO