Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Intervalo - Vieira da Cunha

- Publicada em 15 de Dezembro de 2016 às 15:36

O que ficou de bom...

Um dos pontos mais positivos foi a participação efetiva dos grupos do mercado

Um dos pontos mais positivos foi a participação efetiva dos grupos do mercado


GLAUCO ARNT/DIVULGAÇÃO/JC
Um dos pontos mais positivos da Semana ARP 2016, realizada no início do mês, foi a participação efetiva dos grupos do mercado, que assumiram a realização de palestras e workshops em um dia que acabou se tornando rico de conteúdos. A experiência foi tão vitoriosa que a direção da entidade não tem dúvidas de que a fórmula será repetida e, por que não, até ampliada no ano que vem. Afinal, ao reunir profissionais com interesses afins em áreas como Mídia, Atendimento, Criação, estes grupos sabem muito bem o que pode lhes estimular e contribuir para seu crescimento profissional. A pauta da próxima reunião da diretoria da ARP prevê a avaliação do que se realizou durante a Semana e a definição da data da próxima, que deverá mesmo continuar sendo em dezembro.
Um dos pontos mais positivos da Semana ARP 2016, realizada no início do mês, foi a participação efetiva dos grupos do mercado, que assumiram a realização de palestras e workshops em um dia que acabou se tornando rico de conteúdos. A experiência foi tão vitoriosa que a direção da entidade não tem dúvidas de que a fórmula será repetida e, por que não, até ampliada no ano que vem. Afinal, ao reunir profissionais com interesses afins em áreas como Mídia, Atendimento, Criação, estes grupos sabem muito bem o que pode lhes estimular e contribuir para seu crescimento profissional. A pauta da próxima reunião da diretoria da ARP prevê a avaliação do que se realizou durante a Semana e a definição da data da próxima, que deverá mesmo continuar sendo em dezembro.

... e o bom exemplo da Criação

Um dos pontos mais positivos foi a participação efetiva dos grupos do mercado

Um dos pontos mais positivos foi a participação efetiva dos grupos do mercado


GLAUCO ARNT/DIVULGAÇÃO/JC
Uma boa amostra de como a propaganda mudou bastante nos últimos anos está no posicionamento do principal evento do setor no mundo, o Cannes Lions, que de Festival da Publicidade passou a denominar-se Festival de Criatividade. Foi com este alerta que o diretor da Axelrud Rollin, o publicitário Eduardo Axelrud, palestrou na Semana ARP. Convidado pelo Clube de Criação, pautou sua apresentação nos temas tecnologia, compartilhamento e experiências, e defendeu que, como mostra o Cannes Lions, a propaganda é apenas uma parte da comunicação, onde a criatividade se sobressai cada vez mais. Disse que é preciso compreender a tecnologia como uma oportunidade, mas fez questão de frisar que nada substitui a experiência real.

Como vai o mercado...

A Abracom promoveu uma pesquisa com agências de comunicação corporativa para avaliar como foi o desempenho do setor em 2016 e saber quais são as expectativas dos empresários para o ano que vem. Foram consultadas 61 empresas de 11 estados a respeito do ambiente de negócios na comunicação corporativa. E o resultado mostra que 35,5% das agências consultadas apontam aumento de faturamento, contra 35,5% de empresas com queda na receita, enquanto 29% afirmaram que vão concluir o ano sem crescimento, mas também sem perdas.

... e a expectativa para 2017

Nas expectativas em relação a 2017, 56,5% dos empresários apostam no aumento do volume de faturamento, outros 35,5% acreditam em estabilidade e apenas 8,1% em retração. A Abracom ainda perguntou sobre os serviços que as agências julgam mais promissores no ano que vem: 28% apontam relações com a mídia como serviço de alta demanda. Os serviços de comunicação digital, com 70%; produção de conteúdo, com 52%; e prevenção e gerenciamento de crises, com 20%, são aqueles em que os empresários mais apostam suas fichas.

Gente

Um dos pontos mais positivos foi a participação efetiva dos grupos do mercado

Um dos pontos mais positivos foi a participação efetiva dos grupos do mercado


GLAUCO ARNT/DIVULGAÇÃO/JC
Rogério Caldana deixou a Competence, depois de seis anos lá, os últimos dois inclusive com participação societária. Era diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais e respondia pelas filiais do PR e SC. Rogério tem uma grande experiência em veículos, com passagens por RBS, Pampa, Rede Vanguarda (de São Paulo) e TVE, que presidiu durante um ano. Em entrevista ao Coletiva.net, Rogério, 69 anos, afirmou que "nós temos que saber a hora de tirar o pé do acelerador". O que não significa, no entanto, que pretenda parar: após uns dias de descanso, estará de volta ao mercado em fevereiro.

Parceiros

ATIVA MÍDIA Exterior venceu a licitação realizada em São Leopoldo para a instalação e manutenção de placas de sinalização. Serão 6 mil placas na cidade, que também poderão ser exploradas com publicidade pela empresa. Este canal de mídia atenderá às necessidades de pequenos e grandes clientes, segundo seu presidente, Dannie Dubin.

Perfil

Um dos pontos mais positivos foi a participação efetiva dos grupos do mercado

Um dos pontos mais positivos foi a participação efetiva dos grupos do mercado


GLAUCO ARNT/DIVULGAÇÃO/JC
 

Tá ligado

Foi com o objetivo de desmentir boatos na internet sobre o governo que a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) criou o site
naometrova.rs.gov.br. As respostas a perguntas-chave vêm acompanhadas com as etiquetas "É trova", "Te liga" e "É fato", que qualificam questionamentos que costumam ser feitos nas redes sociais. Ali estão perguntas como "O governo não combate a sonegação?", "O zoológico vai fechar?", "O governo tem dinheiro e parcela o salário por gosto?". Segundo o secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú, este é um canal de interação e diálogo para esclarecer, "de maneira clara e direta, informações imprecisas e inverídicas que circulam por aí".

AGÊNCIAS

Um dos pontos mais positivos foi a participação efetiva dos grupos do mercado

Um dos pontos mais positivos foi a participação efetiva dos grupos do mercado


GLAUCO ARNT/DIVULGAÇÃO/JC
Global encerra o ano festejando a ampliação do atendimento da conta da Chevrolet, que agora engloba toda a região Sul, incluindo os estados do Paraná e de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, a agência está com esta conta de varejo há 15 anos, tocada em parceria com a Publicis.
Incomum faz a campanha de Natal do Shopping Pelotas. Ação conta com anúncios impressos e spots para rádio, veiculados também em Bagé, Canguçu, Rio Grande e São Lourenço do Sul.

Colunistas faz a festa

Será nesta segunda-feira, 19, a cerimônia de reconhecimento do Prêmio Colunistas 2016. Entre os vencedores estão Escala, como Agência de Comunicação do Ano; Lara Piccoli, da Morya, como Publicitária do Ano; e João Miragem, da Escala, como Profissional de Propaganda. Marcada para as 20h30min no auditório da ESPM, na festa também serão conhecidos os vencedores do Prêmio Especial Ricardo Lima, que reconhece os criativos mais premiados, tanto Diretor de Arte do Ano como o Redator do Ano.