A Nissan anunciou uma estratégia abrangente para transformar a experiência do pós-venda dos seus clientes por meio de tecnologias inovadoras e serviços aprimorados. Como resultado, serviços de carros conectados e maior escolha em acessórios e personalização incentivarão cada vez mais o crescimento dos negócios em pós-venda da marca e deverão contribuir com 25% da receita da Nissan nesse segmento até 2022. A tecnologia dos carros conectados e o uso crescente de um grande volume de dados permitirão que a montadora ofereça novos serviços, melhore a experiência na concessionária e aumente a retenção de clientes. No futuro, os modelos da Nissan fornecerão aos clientes aviso prévio de manutenções necessárias, bem como a possibilidade de encomendar peças automaticamente para garantir a disponibilidade delas no estoque da revenda, por exemplo.
Sob medida
A Volare, fabricante brasileira de veículos leves para o transporte de passageiros, desenvolveu, em parceria com a GMC, um modelo com configuração exclusiva para operar na região das minas de cobre, no Chile. A empresa fornecerá 15 unidades do V8L 4X4 para a Buses JM, uma das principais operadoras de transporte nos segmentos de fretamento, rodoviário e turismo daquele país. Os veículos farão o transporte de trabalhadores de minas em regiões de difícil acesso na região andina.
Novo contrato
Após aquisição pela BorgWarner, líder global em soluções tecnológicas para veículos a combustão, híbridos e elétricos, a Remy International, uma das empresas de ponta na fabricação de componentes elétricos rotativos, tais como alternadores, motores de partida e motores elétricos de tração, passou a fornecer novos motores de partida para os motores Kappa e Gamma da Hyundai, que equipam o compacto HB20 no Brasil.
Em prol da mobilidade
A Ford Europa registrou a patente de uma cadeira de rodas elétrica capaz de se carregar e descarregar automaticamente no porta-malas do carro, facilitando a mobilidade dos cadeirantes. Feita de material leve, a invenção, chamada eChair, foi desenvolvida por engenheiros do campo de provas da Ford na Bélgica. A solução partiu da observação de que as cadeiras de rodas podem ser dobradas, mas precisam ser colocadas e tiradas de dentro do veículo, processo em geral complicado para os cadeirantes. Com a eChair, o usuário só tem que apertar um comando na tela do celular e a cadeira de rodas "entra e sai" sozinha do porta-malas, usando uma plataforma e tecnologia de automação. A eChair é uma das 3.200 patentes que a Ford registrou globalmente em 2016, sendo cerca de 1.500 delas apenas nos Estados Unidos, mais do que qualquer outro fabricante de veículos.
Campeões da reparação
O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) revelou os carros que obtiveram os melhores índices de reparabilidade em 2016, por meio do Prêmio CAR Group. Em sua oitava edição, a premiação é concedida às montadoras que alcançaram os melhores índices na relação entre custo e facilidade de reparos de seus modelos ao longo do ano. A Volkswagen foi, pelo terceiro ano consecutivo, a maior vencedora, ao conquistar troféus em cinco categorias: hatch compacto, com o up! (tricampeão consecutivo); compacto off road, com o cross up! (campeão pelo segundo ano); picape compacta simples, com a Nova Saveiro CS; picape compacta cabine dupla, com a Nova Saveiro CD; e SW compacto, com o SpaceFox, eleito o mais rentável. Fiat (Bravo), Citroën (C3 Picasso), Toyota (Etios Sedan), Nissan (Sentra), Peugeot (2008) e Suzuki (Jimny) ganharam, respectivamente, nas categorias hatch médio, minivan compacta, sedã compacto, sedã médio, utilitário-esportivo e utilitário-esportivo off road.