Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

homem na cozinha

- Publicada em 08 de Dezembro de 2016 às 22:59

Uma trabalhosa, outra fácil

Pão de atum para a ceia de Natal

Pão de atum para a ceia de Natal


DIVULGAÇÃO/JC
Nesta época de festas, o que mais recebo são receitas que se candidatam a integrar as ceias de Natal e Ano-Novo. Ótimo, nas próximas semanas, iremos publicar algumas criteriosamente escolhidas, mediante os requisitos de facilidade na aquisição de ingredientes, praticidade na preparação e, claro, saboroso resultado final.
Nesta época de festas, o que mais recebo são receitas que se candidatam a integrar as ceias de Natal e Ano-Novo. Ótimo, nas próximas semanas, iremos publicar algumas criteriosamente escolhidas, mediante os requisitos de facilidade na aquisição de ingredientes, praticidade na preparação e, claro, saboroso resultado final.
O Pierogi, por exemplo, é um pastel cozido, originário da Polônia e do Oeste da Ucrânia, recheado com batata, chucrute, carne, queijo ou frutas. Era prato obrigatório na ceia da família do bem-sucedido Júnior Durski. Ele prefere ser apresentado como chef do restaurante de culinária internacional que tem seu nome, em Curitiba; mas é também idealizador e proprietário da rede Madero, recentemente chegada a Porto Alegre (Shopping Iguatemi).
A receita do Pierogi (foto menor) será enviada a quem solicitar ao e-mail do colunista. Não é difícil, apenas extensa demais para este espaço. Como opção, sugiro a que está a seguir, curtinha e adequada a dias de verão. Andei fazendo lá em casa e durou pouco - pode ficar no refrigerador, para degustação a qualquer hora, regada com bom azeite e na companhia de cerveja gelada ou espumante brut.

Pão de atum

Ingredientes (oito porções):
  • 12 fatias de pão de forma integral
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 3 ovos batidos
  • 2 latas de atum escorridas
  • 1/2 lata de tomates italianos pelados
  • 1 xícara (chá) de pepinos em conserva picados
  • 4 colheres (sopa) de azeitonas verdes fatiadas
  • salsa e cebolinha picadas
  • azeite de oliva
Modo de preparar:
  • 1. Remover as cascas da parte superior e regar as fatias de pão com leite, até amolecerem.
  • 2. Misturar ovos batidos ao restante dos ingredientes. Passar a mistura a uma fôrma de pudim (média), untada com azeite.
  • 3. Levar ao forno preaquecido a 200°C, por cerca de 30 minutos, ou até ficar firme e dourado.
  • 4. Retirar, esperar que amorne e desenformar. Servir bem fria.

via e-mail

Pão de atum para a ceia de Natal

Pão de atum para a ceia de Natal


DIVULGAÇÃO/JC
Do Tartare aprecio a boa cozinha e o ambiente agradável. Mas há novas atrações, ideais para quem gosta de curtir o anoitecer bebericando em mesas na calçada: ninhos de bacon com camarão; bolinhos de feijoada com couve e bacon, ou esses da foto, de moranga com charque - R$ 21,00. Rua Maryland, 696, tel. (51) 3026-3888.
O último jantar de 2016 do Juvenil Club Gourmet teve Gustavo Diefenthaler (abaixo) preparando um de seus festejados risotos: o de funghi secchi. A mesa dos magistrados contou com a presença do desembargador Carlos Roberto Lofego Caníbal, respeitado por seus julgados, mas também um expert em azeites.
A propósito de funghi secchi: o cozinheiro da noite adquiriu o ingrediente, de origem chilena e ótima qualidade, no Mercado Público.
O Hashi celebra seus 11 anos, com o chef Carlos Kristensen lançando os filhotes de seu projeto Internacionalmente Local: geleia de cebola roxa, azeite defumado com lenha de laranjeira (foto), pós de folhas de limoeiro e bergamota, doce de abóbora são alguns. Todos estão à venda no restaurante - (51) 3328-0005.

adega

Salton utilizou uvas da Campanha e da Serra gaúchas na elaboração de seu novo espumante: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Viognier e Prosecco. A garrafa do Paradoxo Brut é um charme (foto), em formato de sino, e o foco são restaurantes, bares e casas noturnas.
Spaccio RAR é a primeira loja da marca, instalada junto à sede da empresa, em Vacaria (RS). Em área de 136 m2 estão disponíveis todos os produtos da RAR, de maçãs a queijos, azeites e vinhos. Produtos importados premium também integram o mix de vendas.
Até que demorou para a gigante Freixenet aderir à moda dos Ice: a cava da foto foi desenvolvida para ser apreciada em uma grande taça de vinho com cubos de gelo, ou na preparação de drinks, com ramos de hortelã e fatias de pepino, por exemplo.
A Chandon brasileira não deixou por menos: olhe o colorido da garrafa (750ml) desse espumante Brut, uma edição limitada para o verão. Preço sugerido: R$ 79,00, em lojas de todo o Brasil.