Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 21 de dezembro de 2016. Atualizado às 16h55.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 21/12/2016. Alterada em 21/12 às 17h58min

Jardins verticais

Nagelstein visitou os jardins verticais do novo campus da Unisinos

Nagelstein visitou os jardins verticais do novo campus da Unisinos


TONICO ALVARES/DIVULGAÇÃO/JC
O vereador da Capital Valter Nagelstein (PMDB) protocolou projeto indicativo sobre a cobertura vegetal na cidade, a exemplo do que ocorreu na nova sede da Unisinos em Porto Alegre. Com sua experiência em urbanismo quando secretário, sua proposta é que todos os viadutos da cidade recebam cobertura vegetal. Realmente, bonito fica e é mais verde que se agrega, mas precisa manutenção.

Vítimas da guerra

A pergunta não é quanto os moradores dos prédios no entorno da Praça da Matriz pagam de aluguel quando não são proprietários. A pergunta certa é quanto os proprietários dos apartamentos deveriam pagar para os inquilinos. Nem nas cidades do Velho Oeste retratados pelo cinemão os moradores sofriam tanto. Até para sair e chegar em casa é um parto. A praça nunca mais foi do povo.

Os de sempre

Leitor pergunta se, com toda a tecnologia que se tem hoje, não tem como a Brigada Militar identificar e responsabilizar a turma do quebra-quebra que atua na região conflagrada da Praça da Matriz. Boa pergunta, resposta com a Brigada.

Procura-se

Gestores comerciais com forte expertise em abertura de novos mercados, por exemplo, que são capazes de mostrar resultados em crescimento, de preferência sem diminuição de margens, são os mais assediados pelas empresas atualmente. A carência do inglês e ciclos muitos curtos dentro de outras empresas são problema. A constatação é da consultoria em capital humano De Bernt.

Ataque à Olimpíada

A Symantec, fornecedora oficial de softwares de segurança da informação dos Jogos Olímpicos Rio 2016, reuniu uma série de dados sobre as tentativas de ciberataques contra a organização das Olimpíadas. Só na fase pré-Jogos, de janeiro 2015 a julho 2016, foram contabilizados 94 bilhões de registros de eventos (logs).

O barato da tragédia

Um dado surpreendente divulgado pelo ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra (PMDB): a substância mais encontrada nos carros envolvidos em acidentes na Região Metropolitana de Porto Alegre não é o álcool, mas a maconha; álcool é a segunda. Pensando bem, não é surpreendente.

Tranqueira na trincheira I

Uma das frustrações de Jairo Jorge foi não ver a trincheira ou passagem de nível na BR-116
Uma das frustrações de Jairo Jorge foi não ver a trincheira ou passagem de nível na BR-116
JC
Em final de mandato, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PDT), está divulgando suas realizações nos dois mandatos (2009-2016) no livro Canoas Inovadora. Uma das suas frustrações foi não ver a trincheira ou passagem de nível na BR-116, obra que, se fosse feita, unificaria a cidade, hoje dividida por este "muro". A luta começou no primeiro ano da gestão, em 2009.

Tranqueira na trincheira II

Aí começou o rame-rame, contou Jairo, com promessas da presidente Dilma Rousseff (PT), negociações para o Dnit incluir o projeto nas 32 intervenções planejadas para a rodovia, até que enfim foi feita a licitação. O vencedor desistiu, o segundo colocado também, licitação cancelada. Todos esses anos e Canoas continua rachada ao meio.

Miúdas

  • GREVE dos agentes da Susepe mesmo sem a categoria ser atingida pelo pacote é, é... um despautério.
  • SEGUNDO estimativas do National Geographic, os norte-americanos gastam US$ 16 bilhões/ano em consumo de drogas.
  • PROGRAMA Prato Para Todos do governo Sartori alcançou 50 mil pessoas de baixa renda em novembro.
  • MORADOR de Capão da Canoa informa que continua o inferno dos carros circulando entre banhistas.

Finais

  • ARQUITETO e urbanista Rafael Passos assumiu a presidência do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS).
  • PARQUE temático Mundo a Vapor de Canela completa 25 anos.
  • CRIADA a primeira associação de síndicos e subsíndicos, a Assosindicos-RS
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Dilton Martins 21/12/2016 09h32min
Bom dia Fernando, lembro que em 2014 a então Vereadora Any Ortiz, conseguiu aprovar o projeto Viadutos Verdes, que é nessa linha de transformar os viadutos de Porto Alegre, com vegetação nessas estruturas.