Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 28 de dezembro de 2016. Atualizado �s 17h53.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

M�SICA

Not�cia da edi��o impressa de 29/12/2016. Alterada em 28/12 �s 16h42min

Programa Brasil de Tuhu encanta crian�as com recitais did�ticos

Violinista venezuelana Carla Rinc�n � coordenadora do programa Brasil de Tuhu

Violinista venezuelana Carla Rinc�n � coordenadora do programa Brasil de Tuhu


DIVULGA��O/JC
Caroline da Silva
Este ano que termina foi especial para o programa Brasil de Tuhu, que desde 2009 realiza concertos em escolas públicas, oficinas de musicalização, conteúdos digitais e jogos inspirados em cantigas nacionais para crianças a partir de 4 anos. Com os recitais didáticos, a iniciativa já percorreu mais de 140 colégios de 36 municípios de 17 estados brasileiros, alcançando mais de 15 mil jovens. A inspiração partiu do Guia Prático, de Heitor Villa-Lobos - uma coletânea de cantigas rearranjadas pelo compositor nos anos 1930, após sua incursão pelo País em busca dos elementos formadores de nossa cultura. "Tuhu" era o apelido de infância do maestro, e por isso foi escolhido para compor o nome do projeto.
Rio Grande, no Sul do Estado, foi uma das seis cidades brasileiras visitadas em 2016. Cerca de 600 estudantes de escolas públicas do município assistiram aos concertos didáticos, com programa de Villa-Lobos, apresentados pelo Quarteto Radamés Gnattali - formado por Carla Rincón (1º violino), Andreia Carizzi (2º violino), Hugo Pilger (violoncelo) e Estevan Reis (viola). Coordenadora pedagógica do programa, a também educadora musical Carla Rincón afirma que 98% dos alunos contemplados não sabem muito sobre música, menos ainda sobre Villa-Lobos. "Esse Brasil é muito grande e diverso, cada estado parece até um país diferente! As crianças do Sul foram concentradas e atentas, dispostas a participar, muito interessadas e bem-comportadas."
O final do ano foi coroado com o lançamento do primeiro disco do programa. Brasil de Tuhu - Volume 1 tem uma seleção de músicas extraídas do Guia Prático de Villa-Lobos. Com a participação de grandes artistas, o álbum foi produzido para toda a família. Foram quatro meses entre produção, gravação e edição, e o resultado são 14 faixas, algumas delas muito conhecidas do público, como a clássica que encerra o CD, Nesta rua, com o trecho "Se essa rua, se essa rua fosse minha...", na voz de Zeca Pagodinho. Além do sambista, Joyce Moreno interpreta Senhora viúva, e Elba Ramalho, as canções Que lindos olhos e Você diz que sabe tudo. A cantora paraibana explica por que o convite foi motivo de emoção: "O resultado é sofisticado e lindíssimo. Algumas destas músicas eu cantava quando era menina", disse.
Brasil de Tuhu - Volume 1 tem arranjos do pianista premiado Leandro Braga e a direção musical é assinada por Carla Rincón. O quarteto que leva o nome do compositor gaúcho executa todas as canções do álbum, ao lado dos instrumentistas Marcelo Caldi (acordeão), Maria Teresa Madeira e Leandro Braga (piano), Mauro Senise (saxofone) e Nicolas Krassik (rabeca). O objetivo, segundo Carla, é resgatar parte da obra do maestro Villa-Lobos e seu intuito de educação musical em massa. "Formar gerações que conheçam sua própria história é fundamental para construir um País consciente, que protege e se orgulha de sua cultura", avalia.
A educadora crê que as pessoas podem ser transformadas pela música em qualquer idade: "A música clássica tem o apelo de estar presente nos desenhos animados, que ajudam na divulgação da mesma para a criançada. Acredito que a música brasileira para crianças coletada por Villa-Lobos no Guia Prático seja a melhor linguagem de se falar na infância". Para Carla, temas alegres, dinâmicos e com personagens conhecidos são uma porta ao universo musical. "Desenvolver paixão pela música é o meu objetivo em todos os meus projetos. Me aproprio de uma frase do compositor Radamés Gnattali: 'Não existe música clássica nem música erudita, existe música boa ou música ruim'."
O Brasil de Tuhu é uma realização da Baluarte Cultura, ao lado do Quarteto Radamés Gnattali, e conta com patrocínio da Wilson Sons via Lei Rouanet. Como disse Elba Ramalho, o álbum é realmente muito sofisticado. A diretora diz que este foi o primeiro ano da companhia portuária como parceira do projeto, e ela espera, sinceramente, que seja o pioneiro de muitos: "Sem eles, o CD não seria possível. Uma forma de manter e criar patrocínios é a qualidade e a excelência do produto".
O CD será vendido no site www.discolemusica.com pelo valor simbólico de R$ 10,00 - cuja renda será revertida para fomentar as ações promovidas gratuitamente pelo programa Brasil de Tuhu. Em todo o País, 200 escolas públicas receberão o disco, para que possa ser usado em sala de aula e outras atividades. O CD tem um encarte ilustrado com jogos de notas musicais em um formato lúdico, que também pode ser baixado pelo site www.brasildetuhu.com.br ou no aplicativo Tuhu Musical. Na brincadeira, o público pode aprender a escala musical e descobrir as notas das canções Que lindos olhos e Senhora Viúva.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia