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Leitura

- Publicada em 12 de Dezembro de 2016 às 11:16

Carreira

Em Vencendo a Crise, o especialista em marketing e administração, Sady Bordin, ensina não só como sobreviver, mas também prosperar em um mercado de trabalho cada dia mais exigente e competitivo. A partir de uma série de dicas, ele apresenta itens que podem nortear um profissional em direção ao seu objetivo na carreira.
Em Vencendo a Crise, o especialista em marketing e administração, Sady Bordin, ensina não só como sobreviver, mas também prosperar em um mercado de trabalho cada dia mais exigente e competitivo. A partir de uma série de dicas, ele apresenta itens que podem nortear um profissional em direção ao seu objetivo na carreira.
O autor divide a obra em três partes que representam momentos profissionais distintos, mas igualmente importantes: conseguindo um emprego, mantendo um emprego e trocando de emprego. Ao longo dos 12 capítulos que compõe o livro ele aborda a autoanálise, avaliação da imagem pessoal, apresentação de currículo, contexto do ambiente empresarial e cases que exemplificam tanto falhas quanto atitudes que definiram o sucesso de uma carreira. No último bloco, trocando de emprego, Bordin orienta os leitores que enfrentam esse momento a prestarem atenção e tomarem cuidado ao avaliar propostas de mudanças e assim investir em uma transição profissional. Segundo ele, apesar de algumas dicas parecerem óbvias, muitas pessoas esquecem de colocar em prática conhecimentos que já possuem, ou seja, transformar a teoria em atitudes que interfiram positivamente no seu desempenho e relações profissionais.
Além deste livro, Bordin é responsável por outras obras de sucesso também focadas em vida profissional e carreira, como Marketing Pessoal e Marketing Empresarial, nos quais apresenta dicas para valorizar a imagem como profissional e a imagem de uma empresa, respectivamente.
Vencendo a crise; Sady Bordin; Editora Best Business; 224 páginas; R$ 27,90.

EMPREENDER

Começar um negócio está longe de ser uma tarefa fácil e impulsioná-lo ao sucesso é ainda mais difícil. Partindo dessa perspectiva, em MBA Empreendedor, João Cristofolini esclarece que a visão prática é fundamental para o sucesso de um negócio. A proposta é destacar conhecimentos importantes que as instituições de ensino não conseguem transmitir, considerando a grande distância entre a vivência acadêmica e o mundo dos negócios.
Cristofolini destaca que a maior parte dos empresários tem uma ideia irreal sobre a abertura de um negócio e que, se estes não se prepararem, o empreendimento corre sérios riscos de fechar nos primeiros anos por conflitos de gestão. O autor desmistifica a existência de heróis e vilões no mercado de empreendedorismo e esclarece algumas dúvidas que certamente surgem para quem pretende abrir um negócio. Ao longo do livro, há orientações sobre como investir em um bom produto e oferecer um serviço de qualidade. Ele reúne dicas para identificar os melhores meios de expansão e como posicionar a empresa no mercado, servindo de referência para os concorrentes.
Para Cristofolini, empreender é um comportamento e uma forma de encarar problemas, transformando-os em oportunidades. Ele acrescenta que, se houver disposição e vontade, toda conduta pode ser moldada e desenvolvida. O autor, que começou a trajetória aos 21 anos, já esteve à frente de diferentes negócios, desde redes de franquias a startups de tecnologia.
MBA Empreendedor;
João Cristofolini;
Editora Alta Books;
160 páginas; R$ 31,41.

Gestão

Na 2ª edição do livro Competências, João Souza Dutra inclui novos exemplos com aplicação de competência e complexidade e a descrição de técnicas de concepção e implantação desses conceitos dentro das organizações, destacando a sua utilização para avaliar pessoas e apoiar processos sucessórios.
Os conhecimentos que compõe a obra foram adquiridos ao longo dos anos de experiência de Dutra em diversas empresas tanto a nível nacional, quanto internacional. O autor também já esteve presente em organizações privadas, públicas e do terceiro setor, de todos os portes. Nesses locais, atuou desde a formação do conceito e implementação do sistema de gestão de pessoas até a adequação de instrumentos globais de gestão de equipes para a realidade de empresas brasileiras.
A obra é dividida em quatro partes, sendo elas: conceitos básicos e sua articulação nas organizações, sistema estratégico e integrado de gestão de pessoas com base em competências, processos para concepção e implantação de um sistema de gestão de pessoas com base em competências e competência coletiva.
Dutra é professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e consultor de empresas. Ele também é autor dos livros Administração de carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas e Gestão de Pessoas: modelos, processos, tendências e perspectivas. Além desses, é coautor da obra Gestão do Processo Sucessório. 
Competências; João Souza Dutra; Editora Atlas; 360 páginas; R$ 95,00; disponível em versão digital.