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Automotor

- Publicada em 29 de Dezembro de 2016 às 16:47

Fábrica da VW no Paraná alcança marco importante

Estruturas manufaturadas abastecem duas operações brasileiras e uma argentina da montadora

Estruturas manufaturadas abastecem duas operações brasileiras e uma argentina da montadora


DIVULGAÇÃO/JC
A área de Eixos de São José dos Pinhais é responsável pelo abastecimento de três unidades da montadora: além da paranaense, a de São Bernardo do Campo (SP) e Pacheco, na Argentina. Em São José dos Pinhais, a produção é voltada aos modelos Fox e CrossFox. Na de São Bernardo do Campo, destina-se à solda, pintura, usinagem e montagem dos módulos do eixo traseiro da Saveiro.
A área de Eixos de São José dos Pinhais é responsável pelo abastecimento de três unidades da montadora: além da paranaense, a de São Bernardo do Campo (SP) e Pacheco, na Argentina. Em São José dos Pinhais, a produção é voltada aos modelos Fox e CrossFox. Na de São Bernardo do Campo, destina-se à solda, pintura, usinagem e montagem dos módulos do eixo traseiro da Saveiro.
A fábrica realiza a manufatura de sete tipos de módulos de suspensão - eixo traseiro da Saveiro, eixo traseiro dos modelos da família Fox, quadro auxiliar, pé de mola direito, pé de mola esquerdo, mancal direto e mancal esquerdo. Além desses módulos de suspensão, a área também produz o Front End, estrutura na qual são montados o radiador, o condensador, os faróis dianteiros e o ventilador do veículo.
A operação, recentemente, passou por um programa intenso de treinamentos e melhorias na infraestrutura, o que resultou na sistematização dos processos com foco na qualidade e na produtividade. Há um ano, o setor incorporou novos negócios, com a exportação de eixos traseiros para a fábrica de Pacheco, na Argentina. Só neste ano, 21 mil peças foram exportadas para o país vizinho, onde é produzida a SpaceFox, que na Argentina é chamada de Suran, e a Space Cross.
Inaugurada em 18 de janeiro de 1999, a fábrica de São José dos Pinhais é uma das mais modernas do Grupo Volkswagen no mundo. A instalação foi construída com um layout pioneiro: as áreas de Armação, Pintura e Montagem Final convergem para o Centro de Comunicação, um prédio triangular em que estão concentrados os escritórios administrativos.
A intenção dessa arquitetura foi integrar todas as áreas e o fluxo de informações, favorecendo a melhoria contínua da qualidade. Com isso, cada equipe pode discutir e resolver questões relativas ao processo produtivo imediatamente.
No Centro de Comunicação também se localizam os laboratórios e salas de medida. O complexo conta com um sistema de logística avançado, reunindo 13 fornecedores instalados dentro do terreno.
Desde o início das operações, a fábrica de São José dos Pinhais produziu mais de 2,5 milhões de veículos para os mercados interno e externo. Da unidade paranaense saem, atualmente, os modelos Volkswagen Fox, CrossFox e Golf, além dos Audi A3 Sedan e Q3.
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