Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Educação

- Publicada em 07 de Novembro de 2016 às 17:22

Inep nega semelhança com prova vazada em 2015

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) classificou como "tentativa de tumultuar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016" a repercussão da semelhança entre o tema da Redação deste ano com o de uma imagem de suposta prova do Enem que teria vazado em 2015.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) classificou como "tentativa de tumultuar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016" a repercussão da semelhança entre o tema da Redação deste ano com o de uma imagem de suposta prova do Enem que teria vazado em 2015.
A imagem com o título "Prova Falsa" foi publicada em outubro do ano passado no Facebook do Ministério da Educação (MEC) para desmentir boatos de vazamento da prova naquele ano. Na publicação, o tema da redação é Intolerância Religiosa no Século XXI. No entanto, a redação da prova do ano passado foi sobre "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Na Redação aplicada no domingo, o tema foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil".
Após a redação, internautas voltaram a comentar a imagem postada no Facebook do MEC no ano passado. O Inep negou que o tema da redação do Enem 2016 seja o mesmo da prova falsa. Para o instituto, a mera abordagem do tema "intolerância religiosa no século XXI" não permite que o participante desenvolva uma proposta de intervenção na realidade respeitando os direitos humanos, o que contraria os pressupostos metodológicos previstos no edital.
Todos os anos, o Inep divulga, em diversas redes sociais, provas de redação falsas com os mais variados temas de relevância social que, muitas vezes, mantêm uma relação com o que pode ser proposto em redações do Enem.
No domingo, a Polícia Federal (PF) prendeu 11 pessoas em duas operações deflagradas para combater fraudes no Enem em oito estados. No total, foram cumpridos 50 mandados judiciais, e, entre os detidos, está um secretário municipal de Saúde do Ceará. Na primeira operação, realizada em Minas Gerais, foram cumpridos 28 mandados, mas não houve prisões. Na segunda, realizada nos demais estados, foram cumpridos 22 mandados, com 11 prisões.
Segundo a PF, com base na análise de gabaritos apresentados em anos anteriores, a polícia, em conjunto com o Inep, identificou 22 pessoas que teriam apresentado respostas suspeitas de fraude e que fariam a prova novamente neste ano. A polícia afirma que as quadrilhas têm usado tecnologias modernas para fraudar os exames. Um dos supostos estudantes identificados usava um ponto eletrônico tão pequeno que o objeto teve de ser retirado de seu ouvido com uma pinça.

Matrículas na rede estadual podem ser feitas até o dia 30

Começou ontem o período de inscrições para ingresso nos primeiros anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Curso Normal (Magistério), Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Educação Profissional Subsequente ou Concomitante e aproveitamento de Estudos Curso Normal (Magistério). O período de rematrículas também está aberto. Os alunos com frequência igual ou superior a 75% serão rematriculados automaticamente. Os demais deverão fazer a rematrícula até 30 de novembro.
As vagas serão distribuídas de acordo com a disponibilidade de cada escola. As inscrições on-line podem ser feitas pelo site www.educacao.rs.gov.br.