Um donuts que te faz viajar até aos Estados Unidos com uma única mordida. Essa é a promessa que o casal Bernardo Machado, 25 anos, e Luisa Hubner, 20, prometem aos seus clientes. Com formato e sabor igual à versão americana, o produto tem feito sucesso nas redes sociais. Para quem não conhece os donuts, são rosquinhas de massa macia, fritas e cobertas de açúcar ou glacê.
A ideia do empreendimento começou quase sem querer. Bernardo, que é natural de Alegrete, em 2013 fez um intercâmbio no Canadá. Na ocasião, esticou a viagem até os Estados Unidos, onde provou um donuts e adorou o sabor. Assim que veio morar em Porto Alegre, há cerca de três anos, procurou lugares que vendessem o produto, mas não obteve sucesso. Trabalhando na área comercial, tinha muita vontade de empreender, e, no meio disso tudo, acabou conhecendo a Luisa, que é estudante de Publicidade e Propaganda da UniRitter.
Inicialmente, os dois fizeram um blog para pessoas que não sabiam o que fazer da vida profissional, mas não deu certo. Depois, criaram o blog Tipo Casei que dava dicas sobre casamento. Chegaram a ter três mil visualizações só num vídeo, mas o retorno financeiro acabou fazendo com que deixassem o projeto de lado. No meio disso, Bernardo foi demitido do seu emprego como representante comercial em um laboratório farmacêutico e, com a necessidade de ganhar dinheiro, o novo projeto ganhou força de vez.
Para dar início à Fábrica de Donuts, o casal começou a pesquisar na internet receitas para testar, mas não deu certo. Então, eles resolveram criar a sua própria receita. Para isso, conversaram com diversos chefs, pessoas ligadas à área da gastronomia. Com cada um dando a sua ideia, a receita foi construída.
O primeiro donuts que saiu do forno foi cor de rosa, em alusão ao doce preferido do personagem Homer, de Os Simpsons. E, com o tempo, acabou surgindo outras cores e sabores, como chocolate preto e branco, Nutella e até mesmo de doce de leite uruguaio.
Cada Donuts custa R$5,00 e uma caixa com 10 unidades, R$46,00. As encomendas podem ser feitas via WhatsApp (051 99901.2252 ou 051 99901.2253), inbox da página do facebook e até mesmo pelo Instagram.
E uma das coisas que eles mais prezam é a qualidade. Todos os produtos usados são cuidadosamente testados. “A gente pensou em abrir uma empresa voltada para gastronomia, então é necessário trabalhar com os melhores ingredientes que o mercado oferece. Mesmo que isso aperte os custos”, conta Bernardo.
Para a realização das entregas do produto, inicialmente eram feitas por eles mesmos. Agora, são realizadas por uma empresa de motoboys por conta da grande demanda.
E para impulsionar as vendas, a Fábrica de Donuts possui parcerias. A principal delas é a Openstage, uma loja de instrumentos localizada na avenida Otto Niemeyer, em Porto Alegre, que possui uma cafeteria dentro da loja. Diversos eventos são realizados ali, e os donuts fazem sucesso. Entre os planos para o futuro do casal empreendedor, está a montagem de um food truck.