Os exames feitos na unidade móvel são enviados para a central, onde a veterinária Marília Borba emite e disponibiliza os laudos Os exames feitos na unidade móvel são enviados para a central, onde a veterinária Marília Borba emite e disponibiliza os laudos Foto: Marcelo G. Ribeiro/JC

Empresa gaúcha oferece radiologia móvel para pets

Automatização permite entrega de laudos em minutos

A médica veterinária Marília Borba, 33 anos, que nutre a paixão por cavalos desde a infância, quando aprendeu a cavalgar, começou na profissão por causa dos equinos. Mas foram os pets que lhe trouxeram um diferencial no mercado. Ela lançou, em 2009, um serviço de radiologia móvel em Porto Alegre.
A ideia original era tratar os animais de grande porte, que não podem se deslocar. A convite de uma colega, porém, começou a atender a uma clínica de pets que não tinha o equipamento. Assim, a Pronto Imagem vingou, mas alguns ajustes tiveram de ser feitos. Se com os cavalos ela podia captar a imagem e fazer a revelação em outro local, os donos dos pets se mostraram mais exigentes: queriam agilidade. Marília, portanto, optou pelo sistema de câmara escura dentro da unidade. Isto reduziu o tempo de entrega do exame para 10 minutos - não mais de um dia, como anteriormente.
O projeto ganhou gás logo que foi criado por ter conquistado R$ 80 mil do Programa Primeira Empresa Inovadora, do Sebrae. Em 2011, a empreendedora participou de outro programa da entidade, o Inova. Recebeu mais uma quantia - e estímulo. Conseguiu, então, digitalizar os documentos e automatizar os procedimentos. Foi instalado, na ocasião, um sistema de telerradiologia, em que o exame é enviado virtualmente para clínicas ou profissionais.
"O sistema digital leva em torno de cinco a 10 minutos também, mas não gera resíduos químicos. E a qualidade da imagem é superior", explica. Um CD com as imagens, ainda, é enviado ao dono do animal. Atualmente, além da unidade móvel, a Pronto Imagem atende em dois pontos fixos: na Pet Support de Porto Alegre e de Atlântida. Com olhar atento às demandas do público, a gama de serviços conta, agora, com ultrassonografia.
A empresa tem cinco funcionários e soma, em média, 200 exames por mês só na modalidade que vai ao encontro do cliente. Marília fez residência nos Estados Unidos e especialização na Argentina, e credita sua veia empresarial às relações familiares. "Como os meus pais têm empresa, o empreendedorismo sempre esteve presente."
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio