Marcelo Ott � professor de Gest�o e 
Neg�cios do Senac de Novo Hamburgo Marcelo Ott, professor de Gest�o e Neg�cios do Senac Novo Hamburgo Foto: SENAC/RS/

Descubra como a Gera��o Y se relaciona com o mercado

Marcelo Ott, professor de Gest�o e Neg�cios do Senac, fala sobre o assunto

Marcelo Ott é professor do Senac Novo Hamburgo na área de Gestão e Negócios, acumula em sua carreira atuações como gestor, gerente comercial e consultor. Possui diversos cursos nas áreas de gestão de pessoas, gestão financeira e planejamento estratégico. Nessa entrevista, ele analisa a Geração Y e esclarece como ela se relaciona com o mercado de trabalho.
Geração E - Como podemos definir a Geração Y?
Marcelo Ott - A Geração Y possui características positivas marcantes, como dinamismo, multitarefas, altamente tecnológicos, competitivos, gostam de relacionar-se, inquietos. E há as negativas, ou melhor, a serem melhoradas, trabalhadas, como impacientes em geral, não observam a hierarquia das organizações, mantém um comportamento despojado no ambiente profissional, dificuldades com horários e instantaneidade.
GE - As organizações estão preparadas para absorver esse profissional?
Marcelo - A Geração Y sucede a chamada Geração X, das pessoas que hoje estão na casa dos 40 anos de idade, e que por sua vez sucederam a geração dos Baby Boomers, nascidos depois da Segunda Guerra, hoje com 60 anos ou mais. Estas gerações (X e Baby Boomers) são muito voltadas aos rituais de trabalho, hierarquias organizacionais, estabilidade e possuem um processo decisório que tem um tempo de maturação. Quando estas organizações encontram os Y existe um choque cultural enorme, o que pode provocar grandes conflitos interpessoais e intraorganizacionais. Os elementos que compõe a cultura organizacional das empresas mais tradicionais entram em dissonância com o comportamental do Y. Por esta razão, se faz necessário uma flexibilização destes componentes organizacionais, tornado assim o processo de adaptação às novas culturas mais eficiente.
GE - Como o gestor deve administrar o profissional Y?
Marcelo - Exercendo a liderança, e não a chefia. O líder inspira seus "subordinados", é uma referência, motivo de orgulho de um grupo de trabalho, desta forma não haverá grandes conflitos em virtude de comportamentos tão distintos. A liderança consegue conduzir as personalidades de maneira eficiente em busca dos objetivos empresariais e individuais.
GE - Quais empresas têm mais dificuldade para receber esses jovens conectados?
Marcelo - As organizações com o modelo de gestão mais rígido certamente deverão ter muito mais dificuldades em receber o Y do que aquelas que se destacam pela gestão participativa, aberta e que congraça as diferentes facetas das gerações. Afinal de contas, aquela organização que compreender mais rapidamente seus pontos fortes e fracos e conseguir adequá-los com o objetivo de aproveitar as oportunidades e evitar ameaças mercadológicas estará criando o que acostumamo-nos a destacar na administração de vantagem competitiva. E esta vantagem competitiva torna-se maior na medida em que extrai de cada profissional Baby Boomers, X, Y, Z... o seu melhor!
GE - Qual é o maior desafio para uma empresa hoje?
Marcelo - A organização deve procurar entender as principais motivações, expectativas, valores e comportamentos da Geração Y e alinhar estes aspectos ao planejamento estratégico da empresa, pois assim o jovem pertencente a este grupo poderá identificar valor na proposta de continuidade da relação e, desta forma, desenvolver-se juntamente com a organização.
GE - Podemos apontar a não-adequação do profissional da Geração Y às empresas e vice-versa?
Marcelo - Sim, podemos considerar que quando as gerações, não só a Y, seja pelo motivo que for, não atinge seus propósitos, a alternativa para a realização deste sentimento, a afirmação desta vocação, é o empreendedorismo.
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Coment�rios ( 2 )
  1. Marco nagai

    Primeiramente, a hist�ria de multi tarefa j� est� provada que n�o existe. N�o vejo pontos positivos nos profissionais na faixa de 22-27, pelo menos para engenharia. Apresentam dificuldades de concentra��o, dificuldade de comunica��o, vivem num num mundo online. E o principal: desistem facilmente e s�o pouco comprometidos .

  2. Hugo Freitas

    E como vejo esse choque no dia a dia organizacional. Posso dizer com muita propriedade, sendo um gerao Y, como gostamos de ver um lder influente no grupo, que sabe reconhecer um trabalho bem feito e o reconhecimento, por menor que seja, mas que no pode faltar! Isso nos motiva e faz com que venhamos a produzir mais, no pela obrigao do trabalho, mas por prazer de ser reconhecido e se sentir parte importante do grupo.

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