Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

tragédia

- Publicada em 29 de Novembro de 2016 às 19:51

Uma ascensão meteórica à elite do futebol nacional

Em apenas sete anos, a Chapecoense saiu do anonimato para se tornar uma das maiores sensações do futebol nacional. Em 2009, a equipe catarinense disputava a Série D do Campeonato Brasileiro, e, após um terceiro lugar na competição daquele ano, a história do clube começou a mudar.
Em apenas sete anos, a Chapecoense saiu do anonimato para se tornar uma das maiores sensações do futebol nacional. Em 2009, a equipe catarinense disputava a Série D do Campeonato Brasileiro, e, após um terceiro lugar na competição daquele ano, a história do clube começou a mudar.
No entanto, em 2005, por pouco, o time não teve as portas fechadas. Devido a uma dívida de R$ 1,5 milhão, a razão social teve que ser modificada para não decretar falência. Diante do cenário desolador, um grupo de empresários da região se uniu para quitar a dívida de gestões passadas. Dos recursos arrecadados, 70% foram investidos no futebol e os 30% restantes, usados para pagar as dívidas, que terminaram em 2013.
A medida surtiu efeito. Em 2009, o clube participou da Série D e, no mesmo ano, garantiu acesso para a terceira divisão. Em 2012 e 2013, conquistou dois acessos consecutivos e chegou à elite do futebol brasileiro.
Em 2015, a Chape conseguiu um dos maiores feitos da história do clube: chegar às quartas de final da Copa Sul-Americana. O time foi derrotado pelo River Plate, mas a consagração e a afirmação no cenário internacional viria no ano seguinte.
Neste ano, a Chapecoense conseguiu a classificação inédita para a final da Sul-Americana. O "Verdão do Oeste", como foi apelidado pelos torcedores, desbancou o San Lorenzo, campeão da Libertadores em 2014, e disputaria a decisão hoje, contra o Atlético Nacional, atual campeão continental.
No Brasileirão, o clube ocupa a nona posição, com 52 pontos. O último confronto ocorreu no domingo, na partida em que o Palmeiras venceu por 1 a 0 e sagrou-se campeão.

CBF adia última rodada do Brasileirão e final da Copa do Brasil

A CBF anunciou o adiamento da última rodada do Campeonato Brasileiro e da partida de volta da Copa do Brasil. A decisão faz parte do luto pelas vítimas do acidente do avião que levava a Chapecoense para a Colômbia. Em respeito à tragédia, a entidade decidiu adiar a última rodada do campeonato deste domingo, dia 4, para o fim de semana que vem, dia 11 de dezembro. A fase derradeira da competição servirá para decidir classificados para Copa Libertadores e Copa Sul-Americana, além dos rebaixados, uma vez que o Palmeiras já é campeão.
Além do adiamento da rodada do Brasileirão, a CBF confirmou a nova data da segunda partida da decisão da Copa do Brasil, que havia tido o seu adiamento confirmado. Grêmio e Atlético Mineiro se enfrentariam hoje, às 21h45min, em Porto Alegre. O local e o horário foram mantidos, mas o duelo agora está marcado para o dia 7 de dezembro.

Clubes oferecem jogadores e pedem que a Chape não seja rebaixada por três anos

Clubes grandes do futebol brasileiro estão publicando em seus sites e perfis nas redes sociais uma nota assinada em solidariedade à Chapecoense, seus torcedores e familiares das 75 vítimas do acidente que aconteceu com o avião que levava o clube para a Colômbia. Os dirigentes se comprometeram a emprestar gratuitamente atletas para a temporada 2017 e solicitaram à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que a equipe não seja rebaixada à série B por três anos seguidos.
Coritiba, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras, Portuguesa, Santos e São Paulo foram alguns dos clubes que publicaram a nota. Nela, os dirigentes manifestam os "mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade" e afirmam que "mesmo cientes dos prejuízos irreparáveis provocados por este terrível acontecimento, os clubes entendem que o momento é de união, apoio e auxílio à Chapecoense". Sobre as medidas, os clubes afirmam que "trata-se de gesto mínimo de solidariedade" e cujo objetivo é reconstruir o clube e "parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje".