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Vinhos e Espumantes

- Publicada em 07 de Novembro de 2016 às 05:39

Aurora foca no segmento de azeites gourmet

Ficagna prestou contas aos associados durante festa de 85 anos da cooperativa

Ficagna prestou contas aos associados durante festa de 85 anos da cooperativa


FERNANDO ZANCHETTI/DIVULGAÇÃO/JC
Se há algo que motiva a direção da Vinícola Aurora é a busca pela inovação, sempre primando pela qualidade do produto entregue ao cliente. Neste ano, a novidade fica por conta da entrada da vinícola no segmento de azeites gourmet, com o lançamento do extravirgem português Pequenas Partilhas "Meio Dia", elaborado no Alto Alentejo.
Se há algo que motiva a direção da Vinícola Aurora é a busca pela inovação, sempre primando pela qualidade do produto entregue ao cliente. Neste ano, a novidade fica por conta da entrada da vinícola no segmento de azeites gourmet, com o lançamento do extravirgem português Pequenas Partilhas "Meio Dia", elaborado no Alto Alentejo.
O azeite marca o início do projeto de ampliação da linha, que, em 2016, trouxe ao mercado o conceito de América do Sul da vinícola com a linha dos "Notáveis da América", vinhos de alta gama representando os ícones da enologia de Brasil, Chile, Uruguai e Argentina. Este tipo de azeite tem grande afinidade com vinhos, e o novo produto fortalece a linha Pequenas Partilhas com um tom ibérico, buscando atender os clientes de todo o Brasil com produtos afins e de alta qualidade.
"Lançar um azeite na linha Pequenas Partilhas é propor uma experiência gastronômica, harmônica e completa", explica Lourdes Conci da Silva, gerente de marketing da Vinícola Aurora. "Para o azeite, a escolha de Portugal foi natural, por ser um produtor de tradição e qualidade, histórico e internacionalmente reconhecido", afirma, salientando que o objetivo do projeto é atender a restaurantes, lojas especializadas e varejo voltado ao público AB.
O nome "Meio Dia" sugere ao consumidor uma pausa no seu dia, um momento exclusivo para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa. É elaborado com um corte de três variedades distintas - Galega, Cobrançosa e Picual - e tem acidez abaixo de 0,3%, características que o tornam versátil. Sua embalagem é ideal para levar à mesa, em todas as refeições.
Além de novidades, a Aurora também conta com boas notícias. Na festa de 85 da vinícola, completados no dia 14 de fevereiro, a presidência anunciou a quitação antecipada do passivo que fora renegociado, em 2000, com bancos credores, com prazo de amortização estipulado, na época, até dezembro de 2020, ação efetiva para recuperar a empresa após a grande crise que ameaçou a sua sobrevivência em meados dos anos 1990. O anúncio emocionou famílias produtoras e funcionários.
A outra boa nova é que a Aurora foi a única brasileira premiada no Decanter Ásia Awards 2016, concurso realizado sob a chancela da maior publicação especializada do mundo, a britânica Decanter.
O espumante Aurora Moscatel conquistou medalha de prata ao atingir 90 pontos. Essa honraria chega ao mesmo tempo em que a vinícola realiza novo embarque para a Ásia: 100 mil garrafas, entre elas do premiado espumante Aurora Moscatel, para China e Taiwan. Esse embarque e o reconhecimento obtido no concurso de vinhos mais importante do continente aquecem ainda mais os planos da empresa de aumentar suas vendas para o mercado asiático, responsável por 25% das exportações da vinícola em 2015.
Com os embarques de outubro, a Aurora totaliza 150 mil garrafas enviadas para a Ásia em 2016. Entre os produtos exportados, além do Aurora Moscatel, estão vinhos tintos e brancos das linhas Aurora Varietal e Aurora Reserva, toda a linha Brazilian Soul (marca de exportação da vinícola) e espumantes e vinhos das marcas Conde de Foucauld, Saint Germain e Clos de Nobles. Além de China e Taiwan, a Aurora está presente em outros países asiáticos: exporta para Japão, Coreia do Sul e Singapura.
Ao que tudo indica, seguem os bons ventos na vinícola de Bento Gonçalves. "Mesmo com o cenário econômico difícil e negativo, estimamos fechar 2016 com crescimento de 20%, podendo chegar a R$ 0,5 bilhão", avalia Hermínio Ficagna, diretor-geral da Vinícola Aurora.
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