Se há algo que motiva a direção da Vinícola Aurora é a busca pela inovação, sempre primando pela qualidade do produto entregue ao cliente. Neste ano, a novidade fica por conta da entrada da vinícola no segmento de azeites gourmet, com o lançamento do extravirgem português Pequenas Partilhas "Meio Dia", elaborado no Alto Alentejo.
O azeite marca o início do projeto de ampliação da linha, que, em 2016, trouxe ao mercado o conceito de América do Sul da vinícola com a linha dos "Notáveis da América", vinhos de alta gama representando os ícones da enologia de Brasil, Chile, Uruguai e Argentina. Este tipo de azeite tem grande afinidade com vinhos, e o novo produto fortalece a linha Pequenas Partilhas com um tom ibérico, buscando atender os clientes de todo o Brasil com produtos afins e de alta qualidade.
"Lançar um azeite na linha Pequenas Partilhas é propor uma experiência gastronômica, harmônica e completa", explica Lourdes Conci da Silva, gerente de marketing da Vinícola Aurora. "Para o azeite, a escolha de Portugal foi natural, por ser um produtor de tradição e qualidade, histórico e internacionalmente reconhecido", afirma, salientando que o objetivo do projeto é atender a restaurantes, lojas especializadas e varejo voltado ao público AB.
O nome "Meio Dia" sugere ao consumidor uma pausa no seu dia, um momento exclusivo para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa. É elaborado com um corte de três variedades distintas - Galega, Cobrançosa e Picual - e tem acidez abaixo de 0,3%, características que o tornam versátil. Sua embalagem é ideal para levar à mesa, em todas as refeições.
Além de novidades, a Aurora também conta com boas notícias. Na festa de 85 da vinícola, completados no dia 14 de fevereiro, a presidência anunciou a quitação antecipada do passivo que fora renegociado, em 2000, com bancos credores, com prazo de amortização estipulado, na época, até dezembro de 2020, ação efetiva para recuperar a empresa após a grande crise que ameaçou a sua sobrevivência em meados dos anos 1990. O anúncio emocionou famílias produtoras e funcionários.
A outra boa nova é que a Aurora foi a única brasileira premiada no Decanter Ásia Awards 2016, concurso realizado sob a chancela da maior publicação especializada do mundo, a britânica Decanter.
O espumante Aurora Moscatel conquistou medalha de prata ao atingir 90 pontos. Essa honraria chega ao mesmo tempo em que a vinícola realiza novo embarque para a Ásia: 100 mil garrafas, entre elas do premiado espumante Aurora Moscatel, para China e Taiwan. Esse embarque e o reconhecimento obtido no concurso de vinhos mais importante do continente aquecem ainda mais os planos da empresa de aumentar suas vendas para o mercado asiático, responsável por 25% das exportações da vinícola em 2015.
Com os embarques de outubro, a Aurora totaliza 150 mil garrafas enviadas para a Ásia em 2016. Entre os produtos exportados, além do Aurora Moscatel, estão vinhos tintos e brancos das linhas Aurora Varietal e Aurora Reserva, toda a linha Brazilian Soul (marca de exportação da vinícola) e espumantes e vinhos das marcas Conde de Foucauld, Saint Germain e Clos de Nobles. Além de China e Taiwan, a Aurora está presente em outros países asiáticos: exporta para Japão, Coreia do Sul e Singapura.
Ao que tudo indica, seguem os bons ventos na vinícola de Bento Gonçalves. "Mesmo com o cenário econômico difícil e negativo, estimamos fechar 2016 com crescimento de 20%, podendo chegar a R$ 0,5 bilhão", avalia Hermínio Ficagna, diretor-geral da Vinícola Aurora.