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Economia

- Publicada em 29 de Novembro de 2016 às 18:57

Nova unidade do Procon já está funcionando no Aeroporto Salgado Filho

Passageiros podem relatar problemas em relação a voos e serviços

Passageiros podem relatar problemas em relação a voos e serviços


FREDY VIEIRA/JC
Adriana Lampert
Passageiros que tiverem reclamações de voos ou outros serviços aeroportuários (no que diz respeito a atrasos e falta de assistência por parte da companhia aérea; remarcação ou cancelamento de bilhetes aéreos; extravios de bagagens e queixas relacionadas com pacotes contratados em agências de turismo) passaram a ter maior facilidade para registrar suas queixas ao Procon de Porto Alegre. Desde a manhã de ontem, uma unidade do órgão de defesa do consumidor está funcionando das 8h30min às 18h no empreendimento, em frente ao setor de embarque do terminal 01 do aeroporto internacional Senador Salgado Filho. De acordo com o diretor-executivo do Procon-POA, Cauê Vieira, o primeiro dia de atendimento foi tranquilo, com pouco mais de 20 casos de reclamações registrados pelo órgão. "No entanto, houve muita gente buscando informações", pondera.
Passageiros que tiverem reclamações de voos ou outros serviços aeroportuários (no que diz respeito a atrasos e falta de assistência por parte da companhia aérea; remarcação ou cancelamento de bilhetes aéreos; extravios de bagagens e queixas relacionadas com pacotes contratados em agências de turismo) passaram a ter maior facilidade para registrar suas queixas ao Procon de Porto Alegre. Desde a manhã de ontem, uma unidade do órgão de defesa do consumidor está funcionando das 8h30min às 18h no empreendimento, em frente ao setor de embarque do terminal 01 do aeroporto internacional Senador Salgado Filho. De acordo com o diretor-executivo do Procon-POA, Cauê Vieira, o primeiro dia de atendimento foi tranquilo, com pouco mais de 20 casos de reclamações registrados pelo órgão. "No entanto, houve muita gente buscando informações", pondera.
Segundo Vieira, a expectativa atender não somente os consumidores de produtos e serviços da aviação civil. A unidade do Salgado Filho também vai contemplar o atendimento aos moradores do entorno do aeroporto que encontram-se distantes do Centro Histórico, onde está localizada a sede do Procon municipal. "Seremos ainda o primeiro Procon no Brasil a realizar atendimento registrado de cidadãos estrangeiros por meio da implementação das políticas internacionais de proteção ao consumo", destaca Vieira.
A sala de atendimento é resultante de uma parceria entre a prefeitura de Porto Alegre e a superintendência da Infraero. O local contará com o trabalho de um fiscal e dois estagiários e Direito. A iniciativa ocorreu após um aproximação entre os órgãos, quando, em outubro, o Procon foi até o aeroporto realizar uma ação de fiscalização dentro do terminal. "Na ocasião, tivemos conhecimento que existia um grande número de questionamentos junto à Anac e à Infraero na contramão da baixa procura do consumidor para reclamar de empresas aéreas ao Procon", comenta Vieira. Ele acredita que mesmo que ocorram prejuízos durante extravios de malas, por exemplo, os consumidores acabam desistindo de procurar seus direitos.
A medida que passa a oferecer condições de resolver as questões dentro do próprio aeroporto, o Procon-Porto Alegre deve desafogar a demanda (neste caso, mal direcionada) à Anac e Infraero e melhor atender os consumidores do complexo, observa Vieira. "Outro fator que contou com a parceria é a localização do Salgado Filho, próximo da Zona Norte da cidade, facilitando o acesso da população desta região, cujo deslocamento ao Centro é mais limitado." De acordo com o gestor, nos próximos três meses o órgão deverá avaliar se será necessária uma adequação dos horários, para ficar mais compatível com fluxo de maior movimento no aeroporto.
Conforme a assessoria de imprensa da Infraero, esta "é uma parceria excelente, que deve reforçar o time de profissionais empenhados na proteção aos consumidores e somando esforços com os concessionários e com o serviço público que o aeroporto oferece." Ontem, por conta do acidente aéreo na Colômbia, que matou mais de 76 pessoas, incluindo jornalistas e a equipe do time Chapecoense, a cerimônia de inauguração da unidade do Procon-POA foi cancelada. Segundo o Procon, a nova data de inauguração ainda não foi definida.
 
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