Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 03 de novembro de 2016. Atualizado �s 21h53.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 04/11/2016. Alterada em 03/11 �s 22h25min

Lideran�a mundial

A Volkswagen deve superar a Toyota e terminar 2016 na liderança do mercado mundial de carros. A previsão da agência de notícias Automotive News Europe se baseia nos números de vendas acumulados de janeiro a setembro, período em que a empresa alemã acumulou 7,61 milhões de veículos emplacados globalmente, enquanto a companhia japonesa ficou em 7,53 milhões de exemplares. A despeito de sofrer baixas consideráveis em mercados como Brasil, Estados Unidos e Rússia, a Volkswagen leva grande vantagem na China, onde supera a Toyota em uma proporção de três por um. Caso a projeção se confirme, a VW ultrapassará as 9,93 milhões de unidades comercializadas no ano passado, se consagrando como maior montadora do mundo.
Salão do Automóvel
Durante coletiva de imprensa, a organização do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo informou os dados mais atualizados do evento, que acontecerá de 10 a 20 de novembro, no São Paulo Expo. Serão 32 marcas e um total de 120 expositores na 29ª edição da feira automotiva. Os 750 mil visitantes esperados poderão conhecer lançamentos, carros-conceito e tecnologias de mobilidade urbana.
Diagnóstico avançado
A Chevrolet apresentará, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, mais uma evolução dos serviços OnStar. Trata-se do Diagnóstico Avançado, que permitirá ao usuário fazer um check-up do veículo pelo aplicativo no smartphone ou pelo portal na internet. Os sistema verificados serão motor e transmissão, air bags, controle de tração, freios ABS e escape. O primeiro carro a receber a atualização do OnStar será o novo Sport6, versão hatch do Cruze.
Suecos isentos
A Volvo é a primeira marca autorizada a vender carros importados com isenção do imposto sobre produtos industrializados (IPI) para pessoas com deficiência. As autoridades brasileiras acolheram os argumentos da montadora sueca, que, durante um longo período, realizou estudos com uma equipe de especialistas. Atualmente, no caso da Volvo, a alíquota do IPI é de 13% para modelos equipados com motores a gasolina e chega a 25% no caso daqueles com propulsores a diesel.
Picape Mercedes
Apresentada como carro-conceito na Suécia, na semana passada, a inédita picape média da Mercedes-Benz ruma à produção em série. Batizado por enquanto de Classe X, o modelo deverá estrear no mercado europeu no final de 2017. O Brasil também deve recebê-lo, mas somente no início de 2018, vindo da Argentina.
Sem uso de água potável
A Ford está trabalhando para utilizar somente água reciclada na produção de seus veículos. A empresa anunciou que, nos próximos quatro anos, deve alcançar a meta de reduzir o consumo de água potável em 72% e, a partir de 2020, zerar completamente o uso nas suas fábricas no mundo. A companhia já obteve resultados expressivos de diminuição do consumo de água, com uma economia de 61% de 2000 a 2015.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia