Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 24 de Novembro de 2016 às 01:02

O azul e o laranja


VILSON WINKLER/DIVULGAÇÃO/JC
Pôr do sol bonito todo mundo tem. Dizer que esta ou aquela cidade tem o mais bonito do mundo é muita pretensão. Vá lá, que o contraste quando tem água - rio, lago ou oceano - sempre melhora a cena, mas ajuda muito o fato do capricho das nuvens em se mostrar por alguns minutos antes que o dardejar do astro-rei se extinga. Caso de São José do Mauá, no município gaúcho de Porto Mauá.
Pôr do sol bonito todo mundo tem. Dizer que esta ou aquela cidade tem o mais bonito do mundo é muita pretensão. Vá lá, que o contraste quando tem água - rio, lago ou oceano - sempre melhora a cena, mas ajuda muito o fato do capricho das nuvens em se mostrar por alguns minutos antes que o dardejar do astro-rei se extinga. Caso de São José do Mauá, no município gaúcho de Porto Mauá.

O feirão do lixo


VILSON WINKLER/DIVULGAÇÃO/JC
Parece, mas não é, um feirão de eletroeletrônicos a céu aberto. É apenas parte da Campanha de Descarte Ambientalmente Correto Jogue Limpo em Arroio do Meio. Neste caso, voluntários da cidade recolheram, em quatro edições, mais de 670 eletroeletrônicos, 690 lâmpadas fluorescentes, 85 quilos de baterias, entre outros. Imagina o estrago ambiental.
 

Desobediência civil

Usuários do Trensurb estão cultivando um estranho e nefasto hábito, o de permanecer nos trens quando eles chegam nos terminais. Só na segunda-feira passada, foram 790 passageiros que ficaram sentaditos quando não poderiam. Por óbvio, as composições precisam ser manobradas, e isso sempre tem um perigo em potencial. Deveria ser lógico, mas a verdade é que ninguém mais liga.

Agradecimento

Este colunista ficou realmente impressionado com o enorme número de mensagens pela láurea recebida pela Câmara de Vereadores, o título de Cidadão de Porto Alegre. Deixo aqui meu agradecimento a todos.

Gerenciamento ambiental

A Braskem conseguiu um feito inédito para a indústria brasileira ao integrar a "lista A" da Carbon Disclosure Project (CDP), que seleciona as melhores empresas de capital aberto do mundo em relação ao gerenciamento da emissão de gases de efeito estufa. Em estudo anterior da ONG, a petroquímica já havia sido escolhida como a empresa brasileira mais engajada nesta área.

Os inocentes...

Quando o distinto cidadão passar pelas calçadas do Centro Histórico e se deparar com a venda de produtos incomuns, desses que se pergunta como podem ser rentáveis, preste atenção (mas não muita, sabe como é...) no que está por baixo das caixas onde estão expostos.

...entre aspas

Não todos eles, mas uma pequena parte esconde substâncias para, digamos, zerar a síndrome de abstinência. Um outro ponto de venda tradicional são os trastes dos sem-teto, com ou sem seu conhecimento. Não adianta fingir ou enterrar a cabeça na areia, essa é a dolorosa realidade.

O cair da ficha

Considerando-se a dureza do pacote como um todo, realmente é uma pena que fundações como a Cientec possam ser extintas. Mesmo reconhecendo a reação dos funcionários públicos como um todo, as redes sociais e manifestações de entidades diversas parecem ter entendido que "no hay plata". E no hay mesmo. É terrível, mas a ficha tem que cair de vez. É calamidade mesmo.

Os sobreviventes

A presidente da Federasul, Simone Leite, defendeu desde o início o pacote de medidas do governo gaúcho e o reiterou em evento da Martinelli Advogados. Projetou que o próximo ano "não será fácil" para o setor produtivo. "É preciso que as empresas continuem sobrevivendo até 2018. Quem chegou até aqui, vai seguir."

Finais

RGE Sul conquistou o título na categoria Maior Crescimento Concessionárias no Prêmio Iasc (Índice Aneel de Satisfação do Consumidor) na Aneel. SIMECAN recebe hoje para coquetel de confraternização empresários de Canoas e Nova Santa Rita.

Miúdas

  • SIZENANDO Venturini, proprietário do Hotel Embaixador, morreu aos 93 anos na terça-feira. Uma lástima.
  • VIROSE ou gripe ou resfriado que seja, essa que nos inferniza pode se chamar de Lava Jato, não termina nunca.
  • TODO objeto que voa e que não seja avião, balão ou helicóptero é Ovni. Toda doença sem diagnóstico médico preciso é virose.
  • MESMO os fãs do inverno começam a achar que o invernico no final do ano está cansando.