Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 21 de Novembro de 2016 às 18:32

Símbolo gaúcho


ALFONSO ABRAHAM/DIVULGAÇÃO/JC
Talvez os nativistas tenham na ponta da língua, mas boa parte da população não sabe que essa bela flor é símbolo oficial do Rio Grande do Sul. Por esta época, a brinco-de-princesa vem a lume dizer a que veio na natureza. É o tipo de flor que precisa olhar nos detalhes para ver como ela é bonita.
Talvez os nativistas tenham na ponta da língua, mas boa parte da população não sabe que essa bela flor é símbolo oficial do Rio Grande do Sul. Por esta época, a brinco-de-princesa vem a lume dizer a que veio na natureza. É o tipo de flor que precisa olhar nos detalhes para ver como ela é bonita.

Retorno

O jornalista Flávio Dutra reassume hoje a Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa. Ele havia deixado o cargo para fazer a campanha eleitoral de Sebastião Melo (PMDB) à prefeitura de Porto Alegre. Volta no momento em que projetos de grande importância chegam ao Legislativo.

Leilões esvaziados

A questão é que houve um esvaziamento dos leilões dos índices construtivos, primeiro pelo desaquecimento do mercado da construção civil. E, depois, pela aprovação de uma lei na Câmara Municipal que permite a aquisição de grandes quantidades de Solo Criado sem passar por leilão. A Justiça derrubou a lei. Então, o leilão de hoje será um teste.

Índices construtivos

A aposta da prefeitura de Porto Alegre para pagar contrapartidas das obras viárias da Copa é a arrecadação com os leilões de índices construtivos. Em 2014, o município chegou a obter R$ 129 milhões com essas receitas. Hoje, acontece o último certame do ano, com oferta de metros quadrados em bairros como Centro Histórico, Menino Deus, Petrópolis, Bela Vista, Higienópolis e Três Figueiras.

Sem ideologia

A questão é que há propostas polêmicas, como a privatização de CEEE, Sulgás, CRM e a extinção de várias fundações. Vacinado, Sartori atalhou e pediu "um debate elevado, para além das ideologias e das nossas memórias afetivas".

Novo Estado

O governador José Ivo Sartori (PMDB) definiu o pacote apresentado ontem como uma proposta de um novo Estado. No discurso, defendeu que o governo deve se preocupar com segurança, saúde, educação e assistência social.

A era da pimenta

O spray de pimenta começou a ser usado pelos policiais em Porto Alegre e outras cidades grandes gaúchas. Em seguida, passou a ser objeto para defesa pessoal, especialmente pelas mulheres e principalmente por quem já foi assaltado ou teve familiar nesta condição. Agora, estão usando em boates para esculhambar a festa. Estranho achar graça em algo que é de chorar - literalmente.

O bode no retrato


ALFONSO ABRAHAM/DIVULGAÇÃO/JC
Retrato de um escritor com sua obra. Dá para definir assim a homenagem que os alunos da escola Vila Monte Cristo, na Vila Nova, em Porto Alegre, fizeram ao também professor Ari Riboldi, autor do livro O Bode Expiatório, entre outros. Depois da palestra - que integra programa da Secretaria Municipal de Educação considerado um dos melhores projetos de incentivo à leitura do País -, Riboldi foi retratado a rigor pela gurizada.
 

Miúdas

PROCURADORIA-Geral do Município apresenta hoje resultado da inspeção especial na Fasc.
INSTITUTO dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) fará eleição amanhã da diretoria para o triênio 2017-2019.
JORNAL do Comércio tem seis finalistas no Prêmio Press, que será entregue hoje à noite.
TVE transmitiu ao vivo a coletiva em que foi anunciado o projeto para sua extinção.
COMISSÃO da Câmara de Porto Alegre debate hoje, às 14h30min, problemas do bairro Cidade Baixa com moradores.

Finais

  • JANTAR beneficente Cozinheiros da Solidariedade, promoção Sinapro-RS, será dia 1/Plaza São Rafael. Quem abre o gás do fogão é o chef Anonymus Gourmet. Tá na Mesa da Federasul de amanhã terá palestra do secretário estadual de Segurança, Cezar Schirmer (PMDB).
  • RABUSCH inaugurou mais uma loja, desta vez em Lajeado. Franqueada é Patrícia Becker.