Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 08 de Novembro de 2016 às 23:19

Abstenção de consumidor...


PAULO DI VICENZI/DIVULGAÇÃO/JC
Não há campanha nas ruas, distribuição de santinhos na eleição norte-americana. Mas o comércio vende toda sorte de produtos e brindes com a marca de Donald Trump e Hillary Clinton. Ou melhor, tenta, porque a procura é baixa. A constatação é do consultor político gaúcho Paulo de Vicenzi, que está em Washington.
Não há campanha nas ruas, distribuição de santinhos na eleição norte-americana. Mas o comércio vende toda sorte de produtos e brindes com a marca de Donald Trump e Hillary Clinton. Ou melhor, tenta, porque a procura é baixa. A constatação é do consultor político gaúcho Paulo de Vicenzi, que está em Washington.

...e a campanha territorial


PAULO DI VICENZI/DIVULGAÇÃO/JC
O esforço para conquistar votos se dá por telefone, mobilizando grandes estruturas de call centers e milhares de voluntários, além de contatos pessoa a pessoa. É a estratégia territorial. A internet só é usada depois que os eleitores foram cadastrados e fidelizados. É mais barato e mais eficiente, comenta Vicenzi.

Por falar em candidatos...

...repete-se nos Estados Unidos o que se constatou nas eleições municipais brasileiras, o votar no menos pior ou simplesmente não votar. Os norte-americanos têm tradição na abstenção, até porque lá votar não é obrigatório, mas parece ser uma tendência mundial. Como essa novela terminará não se sabe. Lá e cá.

Álcool e gravidez

A Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou lei relativa à conscientização sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Cartazes deverão ser colocados em todo o comércio que vende bebidas alcoólicas, alertando sobre o perigo de ingestão de bebidas durante a gravidez. Aqui, o problema é igual, se não maior, principalmente entre jovens grávidas. Parece que vivemos a época da irresponsabilidade, de direitos plenos e nenhum dever.

A Índia é aqui

O braço americano da montadora indiana Mahindra vai retomar os investimentos no Brasil a partir da unidade no município gaúcho de Dois Irmãos. Detalhes serão conhecidos hoje, às 10h30min, em entrevista coletiva na avenida Carlos Gomes, 1.492, em Porto Alegre.

Mais um 'ômetro'

Virou moda. Está em andamento o Projeto Turismômetro UCS - Indicadores Locais e Regionais de Turismo, que consiste na organização de coleta, processamento e análise de dados referentes à demanda turística da Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra, das Hortênsias e Uva e Vinho. O objetivo é subsidiar a criação de um sistema de informações gerenciais.

Os Alpes do Mercado

Com a canícula que tem feito, restaurante que não tem ar pode ter menos gente nas mesas. Não é o caso do Gambrinus, do Mercado Público. O lendário garçom Zezinho posta-se na entrada da casa e apregoa o frescor interno. "Aqui, temos o clima dos Alpes suíços!", enfatiza.

Sem fogos

A Câmara de Vereadores da Capital aprovou projeto de lei da vereadora Lourdes Sprenger (PMDB) que proíbe a fabricação e venda de fogos de artifício em Porto Alegre. Talvez se ela criasse regras mais rígidas para a comercialização, teria mais chance de se tornar viável na prática. Mesmo entendendo os motivos da vereadora, queima de fogos é algo enraizado na população.

Terceirização em jogo

O Supremo deve julgar hoje se o Tribunal Superior do Trabalho poderia ou não ter criado a Súmula 331. Dependendo do resultado, tem a capacidade de causar uma revolução no mercado de trabalho e possibilidade de causar grande insegurança. A súmula admite a terceirização de atividades-meio, mas não atividades-fim.

Miúdas

  • EXISTEM dois tipos de vereadores: os que cuidam da cidade e os que cuidam das ideologias da cidade.
  • DE repente, todo mundo está desenvolvendo alguma alergia que nunca teve antes.
  • RIO de Janeiro pode alertar os gansos dos outros estados com o clássico "eu sou você amanhã".
  • VEM aí o Black Friday, dia 25. Se o comércio caprichar nos descontos, pode esquentar as vendas.

Finais

SENAC-RS é a primeira instituição de ensino do Brasil a receber o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) 2016. AGETRA (Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas) completa amanhã 45 anos de fundação. ASSOCIAÇÃO Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS) promove dia 17/Teatro Feevale - Novo Hamburgo o Fórum de Gestão de Pessoas.