Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 05 de dezembro de 2016. Atualizado �s 20h57.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

NATAL

Not�cia da edi��o impressa de 06/12/2016. Alterada em 05/12 �s 17h05min

Teatro de sombras � a atra��o principal da programa��o natalina do Santander Cultural

Espet�culo Auto Luminoso de Natal, da Cia Lumbra, � atra��o no Santander Cultural

Espet�culo Auto Luminoso de Natal, da Cia Lumbra, � atra��o no Santander Cultural


CIA LUMBRA/DIVULGA��O/JC
Caroline da Silva
Para toda a família, um premiado espetáculo de teatro de sombras é a atração principal da programação natalina do Santander Cultural (Sete de Setembro, 1.028) nesta semana. Amanhã e quinta-feira, às 19h, a Cia de Teatro Lumbra apresenta o Auto Luminoso de Natal, na Sala Multiuso Oeste - andar G. As duas sessões são gratuitas, com retirada de senhas 30 minutos antes do início.
As projeções e trilha sonora levam o público a voltar mais de dois mil anos no tempo para conhecer os personagens bíblicos e os fatos que envolveram o nascimento do Menino Jesus: o surgimento do Anjo Gabriel, o velho Zacarias, o nascimento de João Batista, a trajetória de Maria e José até Belém e a visita dos Reis Magos, entre pastores, animais e exércitos.
O diretor e dramaturgo Alexandre Fávero, fundador da companhia, explica que a montagem surgiu de uma encomenda de uma prefeitura do Interior: "Foram pesquisadas as principais passagens e criadas as cenas mais icônicas do roteiro. O espetáculo passou por reformulação no material de cena e nos textos. A versão final apresenta uma obra que retrata uma história bíblica clássica de forma mais humanizada, dramatizando a vida dos personagens e dilemas cotidianos de maneira humorada, aproximando o sagrado do real". Assim, Auto Luminoso de Natal teve sua estreia em 2002 e entrou para o repertório da Lumbra em 2006.
Fávero - que também é autor, sombrista, locutor, cenógrafo, iluminador e diretor de arte - esclarece que o espetáculo necessita de penumbra para que as imagens possam ser apreciadas com clareza, e a sala do Santander oferece essa condição, permitindo a adaptação técnica da montagem no espaço. Nesta produção, ainda estão Roger Lisboa e Têmis Nicolaidis como sombristas. Integram a narrativa as locuções de Marisa Rotemberg, Flávio Silveira, Roger Lisboa e Fabiana Bigarella - que assina, inclusive, assessoria cênica, assistência e técnica de palco.
O fundador comenta as dificuldades do mercado na área, em função de o teatro de sombras não ter tradição na América do Sul e exigir uma abordagem para encontrar o seu espaço popular: "É um dos gêneros mais marginais do teatro de formas animadas, por isso é preciso investimentos na formação, geração de conteúdo, formação de público, marketing e comercialização".
Surgida em 2000, na Capital, a Cia Teatro Lumbra hoje opera mais fora do que no Estado, tendo se tornado referência internacional, com repertório autoral, parcerias sólidas, publicações no campo de formação e cursos especializados. "Considero que hoje estamos fazendo um teatro de sombras brasileiro e autêntico", pontua Fávero.
O autor afirma: "A dramaturgia da sombra é única e só a ela pertence. Produz uma arte efêmera, mas muito potente aos olhos do espectador". Para Fávero, os fundamentos incluem um entendimento específico sobre o gênero, partindo do escuro e do silêncio como matérias-primas para o surgimento da obra. "O principal desafio do profissional é a necessidade de ter uma formação polivalente. Além de ter capacidade interpretativa como ator, precisa desenvolver qualidades sensíveis e poéticas no desenho, no design, na iluminação e no empreendedorismo, só para começar", adverte, completando que, para haver liberdade criativa com essa linguagem, o encenador deverá estudar e buscar outros conhecimentos, conforme o projeto que planeja produzir. "São múltiplas áreas que se entrecruzam, por isso a curiosidade e a disciplina são as melhores companheiras nessa longa jornada de dúvidas e aprendizado."

Outros eventos tem�ticos na semana

Uma hora antes da sessão do Auto Luminoso de Natal no Santander Cultural (Sete de Setembro, 1.028) amanhã, tem show musical aberto em frente ao prédio da instituição. As apresentações da Bandinha de Natal vão até 21 de dezembro, sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras, às 12h, às 15h e às 18h.
Já na noite de hoje, a partir das 20h30min, o Hospital Moinhos de Vento promove o Natal no Parcão, com o objetivo de celebrar o espírito natalino e reiterar o sentimento de paz, de esperança e de união. Além da encenação da história natalina pelo grupo de teatro dos colaboradores da instituição, haverá como atrações no Parque Moinhos de Vento (24 de Outubro, s/nº) a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, a tradicional chegada do Papai Noel e a presença do Coral Feminino do Hospital. Em caso de chuva, o evento será transferido para amanhã.
O Bom Velhinho também é destaque na exposição Varig Experience, sediada no Boulevard Laçador (Avenida dos Estados, 111). As visitas a bordo ao Douglas DC-3, realizadas nas quintas-feiras, terão a presença do Papai Noel, que estará no local nos dias 8, 15 e 22 de dezembro, das 18h às 21h. A entrada é franca.

sobre o teatro de sombras

Em 2012, a Unesco declarou o teatro de sombras chin�s como patrim�nio imaterial da humanidade. O�legado desse g�nero, tradicional no Oriente, pertence a um territ�rio que inclui a �ndia, Turquia, Egito e Indon�sia. No Ocidente, ele chega como uma vers�o copiada da original e depois modernizada atrav�s de textos e tecnologias.
O interesse art�stico ocidental se mistura com necessidades cient�ficas. Na virada do s�culo XVIII para XIX, a era industrial buscava a mecaniza��o e as massas. O teatro de sombras tornou-se uma alternativa para o movimento das imagens, at� ent�o est�ticas (pintura e fotografia), sinalizando o pr�-cinema. Teve um pequeno auge na Fran�a e, depois, quando surgiram os equipamentos cinematogr�ficos, caiu em decl�nio e esquecimento.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia