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Automotor

- Publicada em 24 de Novembro de 2016 às 16:49

JAC T5 agora pode vir com câmbio automático

Outro acréscimo do veículo é o controlador de velocidade, vulgo piloto automático

Outro acréscimo do veículo é o controlador de velocidade, vulgo piloto automático


DIVULGAÇÃO/JC
O lançamento é uma resposta, mesmo que atrasada, da marca chinesa às demandas dos consumidores de SUVs compactos. Nesse segmento, mais de 75% dos veículos emplacados contam com caixa automática. Com isso, a JAC acredita em um salto significativo nas vendas do T5.
O lançamento é uma resposta, mesmo que atrasada, da marca chinesa às demandas dos consumidores de SUVs compactos. Nesse segmento, mais de 75% dos veículos emplacados contam com caixa automática. Com isso, a JAC acredita em um salto significativo nas vendas do T5.
"Conseguimos posicionar o T5 CVT em uma faixa de preços em que competem apenas concorrentes de entrada e com câmbio manual. Em uma comparação direta com um dos principais deles, o T5 é mais equipado e custa R$ 20 mil a menos. Temos grandes expectativas de vendas com esse veículo", declara Sergio Habib, presidente da JAC Motors.
O JAC T5 CVT sofreu mudanças específicas para atender ao gosto do brasileiro ao volante, mediante uma nova calibração da unidade de controle da transmissão. O resultado: maior agilidade de resposta aos comandos do acelerador.
A transmissão continuamente variável do SUV foi desenvolvida na Bélgica e oferece três modos de uso - Drive (D), condução normal, objetivando conforto e economia de combustível; Sport (S), esportivo, no qual a "trocas de marchas" ocorre em altas rotações; e Sequencial Manual, em que o motorista define as mudanças de marcha através da alavanca de câmbio.
Vale lembrar que a caixa CVT não possui "marchas reais", mas sim engrenagens de relação continuamente variável, que buscam sempre o melhor compromisso entre desempenho e baixo consumo. As marchas são "simuladas" pelo sistema.
O CVT do JAC T5 ainda incorpora a função "Win", que proporciona maior desenvoltura nas arrancadas em pisos escorregadios, como lama, por exemplo. Para tanto, bloqueia o câmbio em uma relação mais longa para evitar que as rodas motrizes patinem.
Além da transmissão automática, o diferencial do T5 CVT em relação à versão com câmbio manual é o controlador de velocidade, popularmente conhecido como piloto automático. O recurso é ativado/desativado por teclas instaladas no volante de direção.
O motor do veículo permanece o 1.5 16V bicombustível, que rende 125 cv de potência com gasolina e 127 cv com etanol, ambas a 6.000 rpm, e, respectivamente, torque máximo de 152 Nm e 154 Nm, sempre a 4.000 giros. Graças à tecnologia JetFlex, o propulsor dispensa o tanquinho de gasolina para as partidas a frio.
O T5 CVT também mantém o elevado número de equipamentos de série da linha JAC. Ele vem kit multimídia com tela de oito polegadas, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, distribuidor eletrônico de frenagem, pedal "inteligente" de freio (que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente), ar-condicionado digital e automático, alarme antifurto, monitoramento da pressão dos pneus, banco traseiro com sistema Isofix para fixação de duas cadeirinhas infantis, sensor de estacionamento, direção com assistência elétrica, computador de bordo, freios a disco nas quatro rodas, entre outros.
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